Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Em um mundo de grandes mudanças: ser especialista ou generalista?

Atualmente, as transformações e os fluxos de novas informações estão cada vez mais rápidas e intensas. Trouxemos essa discussão hoje no Feras da Consultoria!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 08/10/2021 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Atualmente, as transformações e os fluxos de novas informações estão cada vez mais rápidas e intensas. Estamos vivendo em um mundo de grandes mudanças que acontecem diariamente. Neste cenário, hoje (08/10), trouxemos essa discussão em nosso primeiro encontro do MilkPoint Experts: Feras da consultoria. Para isso, contamos com palestras ministradas por Marcelo Carvalho, Clovis Correa e João Ricardo Alves.

Em sua palestra sobre o assunto, Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint, ressaltou que “o conhecimento disponível cresce exponencialmente.” Por outro lado, ponderou que “a capacidade de aprender não cresce à mesma velocidade.” Este cenário, de acordo com ele, resulta nos chamados nichos de conhecimentos.

Ainda segundo Marcelo, hoje estamos “em um mundo muito menos previsível, e preto no branco do que era no passado.” Por isso, conforme Carvalho, os “melhores empregos hoje estão com pessoas que sabem resolver problemas inesperados.” Nesse contexto, as empresas estão cada vez mais trabalhando com soft kills do que com conhecimentos específicos.

Carvalho trouxe pontos como o novo paradigma do aprendizado, ressaltando que “mais do que estoque de conhecimento, o que importa é fluxo de conhecimento” e que “não adianta ter as respostas, mas sim entender as perguntas.”

Sobre a especialização extrema, Marcelo apontou que isso acaba criando áreas que não se comunicam com as demais, reforçando que é necessária uma visão holística do sistema. “Se formos analisarmos a produção de alimentos, ela precisa de uma visão holística.”

Neste contexto, Clovis Eduardo Sidnei Correa, Diretor na Rehagro, trouxe a palestra: entender muito de uma coisa ou um pouco de tudo? “Estamos em um cenário de mudanças intensas e rápidas. Você vai ter que se transformar várias vezes profissionalmente,” disse Clovis logo no início de sua apresentação.

Continua depois da publicidade Agroceres

Ao longo de sua palestra, Clovis traçou um paralelo e expôs dados sobre os pequenos, médios e grandes produtores de leite do Brasil, em termos de itens como o volume de produção de leite e acesso ao conhecimento. Em relação aos menores, Correa questionou: como fomentar o pequeno produtor com baixo recurso disponível?

Para ele, esse desafio “será resolvido por generalistas, por técnicos que entendem da pecuária de leite como um todo, que são capazes de entender o negócio do cliente e transformá-lo a partir de uma atuação sistêmica.”  

Olhando para o cenário dos médios e grandes produtores, na sua opinião, a cadeia leiteira ainda demanda muitas evoluções básicas. Deste modo, questionou: essa evolução será promovida por especialistas ou generalistas?

Em sua opinião, essa demanda novamente é por técnicos generalistas. “Acredito que o que vai transformar o sistema de produção brasileiro é o técnico que é capaz de olhar o business do cliente. É capaz de entender a dor e atuar sobre ela de maneira ampla.”

Neste cenário de grandes mudanças, João Ricardo Alves Pereira, Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa, abordou o que mudou na consultoria das fazendas de leite nos últimos 20 anos, bem como os desafios e oportunidades existentes.

De acordo com João Ricardo, “o leite cresceu 80% nos últimos 20 anos. Esse crescimento intenso e rápido do leite foi muito positivo.” Neste cenário, surgiram novos problemas que geraram novas demandas no campo, como a migração para os sistemas de produção intensivos.

Para Pereira, a grande revolução se deve as ferramentas de gestão que ficaram “mais acessíveis e amigáveis,” apontou. “Essas ferramentas foram o divisor de águas para as atividades de consultoria melhores e mais eficientes.”

O professor também ressaltou que as informações então mais acessíveis. Contudo, ponderou que o maior acesso a elas também “trouxe uma série de desinformações e informações inúteis.”

Sobre as novas oportunidades, João Ricardo apontou que: teremos menos propriedades, porém maiores e muito mais tecnificadas; gestão de RH dentro da fazenda é fundamental; assistência a grupo de produtores; consultor generalista e especialista, e gestão total da fazenda. Em relação aos desafios, o professor destacou que as universidades precisam urgente se adequar a demanda para formar novos consultores.

Ao final das palestras, tivemos um bate-papo enriquecedor sobre a consultoria na pecuária de leite com a presença de todos os palestrantes e com os convidados Malu Bustamante da Fazenda Açores São Judas Tadeu e Ricardo Godinho da Fazenda Tucaninha, moderado por André Luiz Novo da Embrapa Pecuária Sudeste.

No início do debate, Malu disse que busca sempre  a consultoria técnica, destacando ser “altamente relevante.” Contudo, ponderou que o consultor precisa “conhecer o tamanho da propriedade” para propor soluções que vão de encontro com a realidade da fazenda.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Na mesma linha de raciocínio, Ricardo também ressaltou que o consultor deve captar a demanda de cada propriedade. Para esse entendimento, enfatizou que “um bom consultor não é aquele que dá as melhores respostas, mas aquele que faz as melhores perguntas. É o que está faltando hoje.”

Concordando com esse pensamento, Clovis salientou que “a certeza é a maior armadilha. Nós vamos cometer grandes erros quando temos muitas certezas. Saber ouvir é fundamental.” Ou seja, os consultores precisam escutar e entender a necessidade de cada propriedade para ter as “melhores certezas,” não ao contrário.

Para isso, durante o debate foi destacado a importância do contato do consultor com o dia a dia das fazendas, ainda durante a universidade. Neste sentindo, para André Luiz muitos estudantes “não estão tendo essa oportunidade.”

Fomentando o assunto, João ressaltou que é preciso “reinventar as universidades urgente. Entender que elas são prestadoras de serviço. Colocar esse pessoal [os estudantes] no campo.” Dessa forma, segundo ele, é possível “um treinamento de leitura das propriedades.”

Marcelo Carvalho reiterou que é preciso entender como é cada produtor e qual é o jeito de sensibilizá-lo. “Existe a questão de cada produtor é de um jeito, não é uma ciência exata, a meu ver.”

Realmente, o primeiro painel do Feras da Consultoria fomentou um assunto pertinente e que precisa ser pensada para o futuro e presente das realidades das fazendas leiteiras no Brasil e no mundo.

Se interessou? O Feras da Consultoria está só começando, ainda dá tempo de participar! Clique aqui e se inscreva agora, todas as palestras ficarão disponíveis na plataforma do evento por 90 dias, você não perde nada!

E vocês, pessoal? O que acreditam ser mais importante: o conhecimento generalista ou o especialista? O que esperam de seus consultores e julgam ser essencial? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

 

Figura 1

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roelof Hermannes Rabbers
ROELOF HERMANNES RABBERS

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/10/2021

Faltou olhar com os olhos do produtor. Para que ele tenha o melhor resultado.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?