Duas novas pesquisas publicadas no periódico European Journal of Clinical Nutrition mostraram que a ingestão regular de leite pode reduzir significantemente os riscos de doenças cardíacas e derrame.
Nos últimos 24 anos, o professor Peter Elwood e seus colegas da Universidade de Gales acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 2,5 mil homens do País de Gales, de idade entre 45 e 59 anos. A pesquisa mostrou que os homens que beberam mais de 1 pint (473,2 mililitros) de leite por dia reduziram seus riscos de doenças cardíacas e derrame em 30%, comparado com aqueles que não bebiam leite.
Em outro estudo, Elwood e seus colegas também examinaram evidências de nove outros estudos (feitos nos EUA, na Holanda e no Japão) que coletaram dados de longo prazo sobre o consumo de leite e a incidência de doenças cardíacas ou derrames. A compilação dos resultados de todos estes estudos revelou que o risco de ataque cardíaco foi 13% menor naqueles com maior consumo de leite, comparado com os de menor consumo. O risco de derrame foi 17% menor e o risco de ter ou ataque cardíaco ou derrame foi de 16%.
"Nossa explicação para estes resultados pode ser o efeito benéfico dos produtos lácteos na pressão sangüínea. De fato, no estudo no País de Gales, os homens que beberam leite tiveram menor pressão sangüínea".
Outras pesquisas mostraram que três porções de lácteos por dia, juntamente com cinco porções de frutas e vegetais, podem reduzir a pressão sangüínea - sem o uso de medicamentos.
Referências:
1 Elwood PC, Pickering JE, Fehily AM, Hughes J and Ness AR. Milk drinking, ischaemic heart disease and ischaemic stroke I. Evidence from the Caerphilly cohort. European Journal of Clinical Nutrition 2004; 58 (5): 711-717.
2 Elwood PC, Pickering JE, Fehily AM, Hughes J and Ness AR. Milk drinking, ischaemic heart disease and ischaemic stroke II. Evidence from cohort studies. European Journal of Clinical Nutrition 2004; 58 (5): 718-724.
Fonte: Milk.co.uk, adaptado por Equipe MilkPoint
Duas novas pesquisas mostram que a ingestão de leite pode ajudar a saúde do coração
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

WANDER LUIZ RODRIGUES
CANAVIEIRAS - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 21/11/2006
Parabéns. O que precisamos é sair da "inércia", levantar das cadeiras e fazer o marketing do tamanho do benefício que o leite nos traz. Se continuarmos neste "marasmo", a cadeia toda morrerá de cansaço.
Vivemos num país de 180 milhões de pessoas que obrigatoriamente precisam de leite desde o nascimento, mas com um consumo por capita de apenas 30 gramas por dia, aproximadamente. Estes artigos têm que estar acessíveis a todos os brasileiros.
Vivemos num país de 180 milhões de pessoas que obrigatoriamente precisam de leite desde o nascimento, mas com um consumo por capita de apenas 30 gramas por dia, aproximadamente. Estes artigos têm que estar acessíveis a todos os brasileiros.