Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Do pasto ao copo: vantagens da produção de leite integrada

Do pasto ao copo: uma pecuária leiteira totalmente integrada pode trazer benefícios e melhorar produtividade e custos para os produtores. Saiba mais aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 04/11/2021 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As técnicas agrícolas globais estão, cada vez mais, sob pressão. Uma variedade de fatores – crescimento populacional, tensões geopolíticas, mudanças climáticas, mudança no comportamento do consumidor e muito outros – estão pressionando os limites da produtividade agrícola mundial.

Apesar dos enormes avanços em tecnologia nas últimas décadas, o agronegócio permanece ineficiente globalmente, baseado em cadeias de abastecimento disfuncionais que são inadequadas para atender à demanda crescente. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que no setor de laticínios.


Ineficiências e risco

A produção global de laticínios está repleta de ineficiências, exacerbadas pelas restrições da economia pandêmica. A redução dos volumes de vendas pressionou as margens, forçando os produtores a conter ainda mais os custos, enquanto a incapacidade de distribuir alimentos globalmente durante esse período demonstrou a importância da produção local.

Além do mais, uma forte dependência do trabalho manual afetou negativamente as fazendas cujas forças de trabalho enfrentaram restrições à mobilidade. Os benefícios ambientais da redução de viagens e consumo durante a pandemia só vão aumentar o desejo por produtos mais frescos produzidos de forma local e com sustentabilidade. 

Veja o exemplo da Ucrânia: apesar de ser considerada o segundo maior país da Europa, as cadeias de abastecimento de lácteos apresentam resultados aquém do ideal. A produção de leite na Ucrânia está estruturada predominantemente em torno de fazendas leiteiras de pequeno porte. São elas que produzem mais de dois terços do leite do país – produzindo pequenos volumes de leite, que vendem para processadores por menos de US$ 0,40 por litro.

Continua depois da publicidade Agroceres

Há uma constante escassez de oferta e margens baixas, o que leva a uma falta crônica de investimento em infraestrutura, agravando ainda mais os problemas.

Consequentemente, apesar de ser 97% autossuficiente em leite, dos 9,7 bilhões de litros produzidos, apenas 3,7 bilhões de litros são processados.


Integração é a chave para resultados

A pecuária leiteira integrada em grande escala oferece uma solução para a ineficiência e o risco da cadeia de abastecimento. Seu objetivo é produzir leite da mais alta qualidade com o menor custo por litro, usando o princípio da integralidade e gerenciamento centralizado para gerar o máximo de economia de escala.

Esta abordagem fornece produtividade, segurança e procedência "do pasto ao copo" na fabricação e entrega de produtos lácteos. Uma fazenda produz o volumoso, que alimenta as vacas. Outra fazenda produz, processa e distribui o leite, controlando toda a cadeia de abastecimento e garantindo uma produção eficiente, lucrativa e sustentável.

O planejamento eficiente é vital. A localização da fazenda forrageira o mais próximo possível da fazenda leiteira reduz os custos logísticos e aumenta as margens.


Tecnologia e escala

A inovação tecnológica é uma característica fundamental da agricultura integrada, com a agricultura em grande escala tipicamente centrada na padronização, mecanização e no contínuo melhoramento genético do rebanho leiteiro. Processos automatizados – como monitoramento e alimentação das vacas – ajudam a substituir o trabalho manual, otimizar a eficiência e facilitar os processos de produção e distribuição.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

O monitoramento em tempo real do comportamento, localização, higiene, saúde, hábitos alimentares e produção de leite de cada vaca por meio de sensores de coleira também oferece maior produtividade. Por sua vez, isso melhora o rendimento, ao mesmo tempo que limita erros, atrasos e reduz custos.

Por meio da "Internet das Coisas", as máquinas podem ser controladas de forma proativa e remota, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Algoritmos de inteligência artificial permitem sistemas mais preditivos e avançados, reduzindo o tempo de inatividade do sistema. Da mesma forma, drones, robôs, sensores de proximidade para veículos e EPIs inteligentes estão contribuindo para melhorar a segurança dos funcionários e trabalhar com menos esforço nas fábricas de laticínios.

Além disso, o uso de rações totais misturadas (TMR) na alimentação das vacas aumenta ainda mais a produção de leite. Manter o gado em um ambiente cuidadosamente controlado e totalmente climatizado garante que cada animal esteja protegido de altos níveis de umidade, reduzindo os níveis de estresse térmico e proporcionando acesso a uma melhor alimentação.

Este nível de controle ambiental não apenas significa que uma proporção maior de energia pode ir para a produção de leite em vez da manutenção das vacas, mas também melhora a saúde e o bem-estar dos animais e, em última análise, a qualidade do leite.

Além disso, a pecuária leiteira integrada garante aos produtores de leite produzir não apenas leite, mas também produzir eletricidade de forma segura e econômica, utilizando tecnologia de energia solar e eólica ou queimando biogás de dejetos de vaca. A energia excedente pode ser posteriormente vendida de volta à rede, garantindo a sustentabilidade completa.

 

Por Moutaz Al-Khayyat, presidente da Baladna, maior companhia de lácteos do Catar, publicado no Dairy Reporter, traduzido e adaptado pela equipe MilkPoint. 

 

E você, o que pensa sobre os conceitos trazidos pelo autor? Acha que esse é o futuro do setor lácteo mundial?

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?