Desenvolvimento do setor de lácteos da China abre oportunidades de investimento
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
De acordo com analistas da indústria do Euromonitor International, o setor de lácteos da China aumentou cerca de 188% durante os últimos cinco anos, com vendas de leite longa vida ultrapassando a de leite fresco em 680,1% (as categorias de leite UHT e fresco apresentaram taxas de crescimento de 753% e 72,9%, respectivamente).
Atualmente, a população da China tem um dos menores consumos de leite per capita do mundo. Em 2004, o gasto dos chineses com produtos lácteos foi de somente US$ 1,8 per capita por ano, contra US$ 54,6 da Europa Ocidental.
"Apesar de não ter sido surpresa, dada a forte demanda em muitos outros setores de alimentos empacotados, essas grandes diferenças mostraram o relativo subdesenvolvimento da China no setor de lácteos, bem como deram uma idéia de seu potencial de crescimento", disse o analista do Euromonitor, Francisco Radruello.
O setor de lácteos chinês, entretanto, é altamente competitivo, dominado por grandes firmas domésticas, incluindo a Bright Dairy & Food Co, que representa 19,3% das vendas de leite no varejo, seguida pela Inner Mongolia Yili Industrial Group e pela Inner Mongolia Mengnui Group, que comandam 18,2% e 14,1% fatias de mercado, respectivamente.
Redruello sugere, entretanto, que o principal obstáculo para muitos investidores estrangeiros é cobrir o grande investimento de capital que é necessário para garantir uma rede uniforme de distribuição - essencial para a manutenção do frescor dos produtos, minimizar os custos de transporte e, talvez o mais importante, reforçar as margens de lucros.
"Muitas empresas estrangeiras estão perdendo espaço para as grandes empresas locais, com uma rede de distribuição mais forte e atitude mais agressiva em termos de promoções".
Porém, alguns produtores ocidentais - como, por exemplo, a multinacional suíça Nestlé e o grupo italiano Parmalat, que têm respectivas participações de 2,4 e 0,9% no mercado chinês de lácteos - já obtiveram sucesso no varejo na forma de produtos lácteos com valor agregado e com marcas.
Como parte da estratégia de longo prazo da Nestlé para a produção para este segmento de mercado superior, a empresa lançou um leite UHT com alto teor de cálcio e baixo teor de gordura, com marca própria, visando os consumidores idosos, em janeiro do ano passado.
Este tipo de produto de sucesso é resultado, em grande parte, da maior consciência dos consumidores devido à publicidade, apesar de as iniciativas no setor do governo chinês também ter ajudado a aumentar as vendas.
Em 2001, por exemplo, o governo chinês lançou uma campanha de conscientização pública para comunicar os benefícios para a saúde dos produtos lácteos, que foram reiterados logo após a epidemia de pneumonia asiática em 2003.
A proliferação de redes varejistas, incluindo o gigante francês Carrefour, também tem ajudado os produtores domésticos e estrangeiros a garantirem uma forte presença no varejo para seus produtos em regiões que antes era servida apenas por estabelecimentos de varejo pequenos e independentes.
O Euromonitor prevê o desenvolvimento de novos produtos no futuro e isso, juntamente com a crescente demanda por produtos lácteos orientados à saúde, será essencial para a sustentação do crescimento das vendas no futuro no mercado de lácteos da China. Os analistas prevêem um crescimento nas vendas de aproximadamente 73% durante os próximos cinco anos.
"O mercado de lácteos chinês está caminhando em duas direções. De um lado, haverá a expansão da demanda para as linhas padrões de leite, mas do outro, o desenvolvimento de novos produtos está apontando para um aumento no número de variedades de produtos funcionais. Essas variedades deverão caminhar em paralelo com uma maior sofisticação de embalagens, especialmente nas linhas UHT e espera-se um maior crescimento entre 2004 e 2009".
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.