Deputados podem votar proibição da importação de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Muniz assinala que o Brasil é um dos maiores produtores de leite de origem bovina do mundo e domina toda a tecnologia de produção, processamento e conservação. "Além disso, temos clima adequado, produtores, muita terra para pastagens, rebanho e mão-de-obra".
O parlamentar ressalta que o Governo tem permitido a importação de forma descontrolada de leite diretamente pelas empresas. "Os produtores nacionais sofrem com a concorrência desleal dos produtos importados, que recebem altos subsídios em seus países de origem."
A proposta foi aprovada neste ano pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na forma de um substitutivo, proposto pelo relator Orlando Desconsi (PT-RS), que proíbe a importação de leite bovino e seus derivados apenas de países onde a exportação desses produtos seja subsidiada. O projeto original prevê a proibição total. O relator da matéria na comissão, deputado Sérgio Caiado (PPS-RO), apresentou parecer que opta pelo texto original.
Fonte: Agência Câmara (por Paulo Cesar Santos), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/06/2005
Atitudes como a mencionada na reportagem, onde deputados votam uma proposta que proíbe a importação de leite, salvo em condições especiais, é de fundamental importância para proteger esses produtores que ao contrário, dos que exportam leite para o Brasil, não contam com os subsídios concedidos pelos governos de outros países.
Os produtores brasileiros nesse momento pedem apenas proteção, porque apesar das dificuldades são capazes de produzir, sem subsídios, leite em quantidade e qualidade, ficando então a oportunidade dos nossos governantes mostrarem com atitudes como essa, o seu comprometimento com os ''heróis'' que produzem leite nesse país.

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/06/2005
Como podemos concorrer com produtores de países subsidiados? Merecemos proteção, pois sem essa ficamos a mercê das grandes empresas que manipulam e controlam os preços do mercado, deixando-nos agonizantes e sem esperanças. Deus salve os produtores deste país!
SÃO PAULO - SÃO PAULO
EM 08/06/2005
A proibição de importações de lácteos no Brasil vai contra os esforços do Brasil na OMC no sentido de maior acesso dos países em desenvolvimento a mercados como União Européia, Estados Unidos e outros.
O Brasil como exportador de leite precisa, para expandir sua atuação no mercado mundial, de abertura comercial; portanto essa atitude seria no mínimo contraditória e não ajudaria o país no caminho dos mercados internacionais.
Além disto, o Brasil tem necessidade de produtos lácteos importados, não produzidos localmente como proteínas, ingredientes, queijos específicos, leites especiais, etc. Como suprir esta demanda se importações forem proibidas?
Otavio A. C. de Farias
HOOGWEGT DO BRASIL
(Trading mundial especialista em leite e derivados)

VALINHOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/06/2005
Nós precisamos participar mais da vida política dos pais, para que as decisões tomadas sejam para o beneficio mútuo do setor.
DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/06/2005
É de uma ingenuidade intolerável raciocinar nestes termos e imaginar que o país está sendo protegido.
Temos que preservar nossa isenção comercial para podermos comprovar e vencer nossos pleitos nos casos reais de práticas desleais nas importações.

OUTRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/06/2005
Nicolás Beaudroit
Argentina

PEREIRA BARRETO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 07/06/2005
Porém vejo com olhos receosos. E a balança e relações com outros países? Será que os mesmos aceitarão esta proteção brasileira?
Será que não vão inventar que nosso leite tem esta ou aquela doença, como estão acostumados a fazer com os países que "incomodam"?
Mas é válida a tentativa. Sucesso e muito leite a todos.

OUTRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/06/2005