ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Definidas as candidaturas para chefe-geral da Embrapa Gado de Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2003

3 MIN DE LEITURA

0
0
As inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Leite Juiz de Fora, MG, encerraram a 17 de novembro. Os dois postulantes inscritos foram os pesquisadores Paulo do Carmo Martins e José Luiz Bellini Leite. Em reunião realizada no dia 18, o Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade aprovou as duas candidaturas por unanimidade, encaminhando os documentos ao GPR (Gabinete do Diretor-Presidente), com vistas às próximas etapas do processo.

O processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral das unidades descentralizadas da unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é coordenado pelo CAP (Comitê de Avaliação de Perfil).

A próxima etapa do processo incluirá a avaliação das propostas de trabalho dos candidatos, a ser efetuada pelo CAPT (Comitê de Avaliação da Proposta de Trabalho), em sessões plenárias. O CAPT deverá ser nomeado pelo diretor-presidente da Embrapa, sendo constituído por dois pesquisadores ou técnicos de nível superior da mesma unidade, um pesquisador ou técnico de nível superior de outra unidade da Embrapa e três membros externos, um deles oriundo de movimentos sociais.

A avaliação das propostas de trabalho dos candidatos pelo CAPT, com sessão pública de apresentação e argüição oral, teve início na terça-feira (25) e terminará hoje.

Candidatos

Paulo do Carmo Martins é economista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutor pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), tendo defendido a tese "Políticas públicas e mercados deprimem o resultado do sistema agroindustrial do leite". A relação de Martins com a Embrapa começou nos anos 80, quando foi bolsista de iniciação científica na Unidade de Juiz de Fora. Como pesquisador da Epamig, foi cedido à Embrapa, tendo ingressado definitivamente na instituição em 1997. Na década de 90, foi responsável pela área de difusão de tecnologia.

Na área de pesquisa, Martins tem-se dedicado aos aspectos relacionados a políticas públicas e organização da cadeia produtiva. Também acumula experiência administrativa no setor. Foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento em Juiz de Fora, de 1993 a 1995. Nesse período, foi responsável pela criação do Proleite em parceria com a Emater e com os produtores do município. O programa, reconhecido nacionalmente, é voltado para a inclusão de produtores de base familiar. Martins também foi secretário de governo da mesma administração municipal, em 1996.

José Luiz Bellini Leite é engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Kennedy, em Belo Horizonte, mestre em Formulação e Avaliação de Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutor em Economia pela Oklahoma State University, nos Estados Unidos.

Foi um dos criadores e um dos primeiros diretores (até 1996) da Fundação de Desenvolvimento Regional (Funder). É professor titular da Universidade Presidente Antônio Carlos, onde leciona Teoria das Organizações e Economia. É também coordenador do curso de Administração Pública na mesma instituição, e preside o Parque Tecnológico de Juiz de Fora (Partec), entidade idealizada para organizar e instalar empresas de base tecnológica no município.

A aproximação de Bellini com a Embrapa aconteceu no final dos anos 80, quando lecionava na Universidade Federal de Juiz de Fora e foi secretário-executivo da comissão que criou o programa de cooperação institucional entre a UFJF e a Embrapa. Em 1990, ingressou definitivamente nos quadros da empresa. É um dos precursores da área de marketing da Embrapa e atual gestor do Núcleo Temático Socioeconomia do Agronegócio do Leite da Embrapa Gado de Leite. Também coordena o projeto de agricultura familiar no agronegócio do leite, desenvolvido pela Unidade. Em 2003, foi coordenador-geral das comissões que organizaram o 41º Congresso Brasileiro de Sociologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Gado de Leite, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint