A francesa Danone inicia uma agressiva estratégia essa semana para conquistar os consumidores das classes C, D e E. Vai oferecer o seu produto premium a um preço fixo, impresso pela primeira vez na embalagem: Danoninho a R$ 0,79, dois potinhos. Campanha de publicidade criada pela Y&R reforçará a estratégia.
O presidente da Danone no Brasil, o argentino Gustavo Valle, diz que a intenção é aumentar o volume de consumo dos produtos por estas classes. Hoje, o brasileiro gasta por ano R$ 4 bilhões com produtos lácteos, entre os quais os iogurtes são as estrelas.
A Danone tem 32% desse mercado, seguida da Nestlé, com 24%, e da Batavo (antes em poder da Parmalat), hoje com 8%. "Só que o consumo ainda é baixo nas classes C e D, E, o que explica a nossa estratégia", diz Valle. A expectativa da empresa é triplicar as vendas. Valle aposta tão alto nessa estratégia, que decidiu usar a própria marca Danone, e não a Paulista, de combate, que também pertence à empresa e é voltada para o público-alvo dessa iniciativa. Segundo Valle, há um potencial de crescimento de mercado muito grande no País: o consumo nacional hoje é de 4 quilos por ano, enquanto chega a 30 na França, 28 na Espanha e 10 na vizinha Argentina. Por classe, a situação reforça a estratégia, enquanto chega a 9 quilos nas classes A/B, cai para 2 quilos nas classes C, D e E.
Para o executivo, o caminho para o desenvolvimento do mercado de iogurtes passa, além do preço, pelo lançamento de novas linhas, nas quais produtos com unidades individuais devem ganhar terreno.
Fonte: Estado de São Paulo, adaptado por Equipe MilkPoint
Danone quer atingir classes C, D e E
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