Criação de Bezerras e Novilhas - como obter a máxima eficiência

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Reduzir a perda de bezerras no ciclo de produção de leite garante a estabilidade do rebanho e maiores chances de reposição de vacas descarte por animais de superior potencial genético. Além disto, a criação saudável de animais jovens reduz perdas significativas de dinheiro com tratamento e tempo dos funcionários, além de aumentar a eficiência da fazenda.

Técnicas adotadas sistematicamente e incorporadas à rotina da propriedade pode garantir a saúde desta categoria, uma vez que bezerros sofrem grandes desafios desde o momento que nascem. O ambiente dos locais do parto estão repletos de agentes transmissores de doenças e, como os nascimentos são distribuídos ao longo do ano, há uma constante renovação de possíveis hospedeiros de doenças.

Animais jovens representam o futuro da fazenda. Todo trabalho e investimento realizados para uma bezerra nascer são perdidos sempre que este animal fica doente e morre. Nos Estados Unidos, o sistema nacional de monitoramento da saúde animal relata que em bezerras em aleitamento, a diarréia é a primeira causa de morte, responsável por 52,5% da mortalidade. Em segundo lugar vem a pneumonia, respondendo por 21,3%. Estas doenças, de grande impacto para a atividade leiteira, são mais freqüentes nas primeiras 3 semanas de vida.

Dentre as técnicas necessárias para impedir que os animais fiquem doentes, o fornecimento de colostro nas primeiras horas de vida se faz imprescindível. O colostro fornecerá toda a imunidade necessária ao bezerro em suas primeiras semanas de vida, uma vez que ele apenas estará com seu sistema imunológico desenvolvido após a terceira semana.

Cuidados com manejo, alimentação e vacinações são necessários para garantir animais livres de doenças e aptos a um ideal desenvolvimento. Mas que cuidados são estes? Como fazer para criar bezerras e novilhas saudáveis?

Pensando no impacto econômico que estas perdas podem levar à propriedade leiteira e visando oferecer informações necessárias para o ideal desenvolvimento dos animais, a AgriPoint está disponibilizando um treinamento online que abordará a "Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas".

"Este treinamento online iniciará dia 23 de março e terá 6 módulos, contando com as participações especiais de professores e pesquisadores de grande experiência neste assunto", informa Renato Zanetti, coordenador do ensino a distância da AgriPoint.

Os temas serão oferecidos de forma que o aluno consiga entender as necessidades básicas das bezerras e novilhas e implementar manejos que garantam a saúde destes animais. "Ao final do curso, o aluno estará apto a determinar a melhor dieta líquida para os animais, realizar o desaleitamento precoce sem afetar o desempenho animal e avaliar o manejo sanitário dos animais jovens", diz Carla Maris Bittar Nussio, doutora e pesquisadora da ESALQ/USP e instrutora deste treinamento online. "Alem disto, o aluno conseguirá determinar as taxas de ganho de peso em novilhas de forma a maximizar sua produção futura de leite", complementa a instrutora.

As participações especiais serão:

* Dr. Oriel Farjado dos Campos, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e doutor pela Michigan State University, USA, com linhas de pesquisa em nutrição e manejo de bezerras e novilhas.
* Prof. Dr. Vidal Pedroso De Faria, mestre pela Ohio State University, USA e doutor pela USP, é Professor Titular Aposentado de Bovinocultura de Leite e Nutrição de Ruminantes da ESALQ/USP.
* Prof. Dr. Wilson Mattos, mestre e PhD pela Ohio State University, é Professor em Bovinocultura de Leite e Nutrição Animal da ESALQ/USP.

Para mais informação sobre este Curso Online AgriPoint ou inscrição, acesse www.agripoint.com.br/bezerras/

Para saber mais sobre este ou outros cursos online AgriPoint, acesse www.agripoint.com.br
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?