Cresce o consumo de queijos no Oriente Médio
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Apesar das dinâmicas entre os diferentes setores de queijos permanecerem as mesmas, o mercado de queijos como um todo está crescendo bem", disse o diretor da Proteus Insight, John Meropoulos.
Enquanto os queijos cremosos eram de longe o setor mais popular em 2003, representando cerca de 70% do volume, Meropoulos disse que a previsão é que os queijos em fatias tomarão parte do mercado. A companhia francesa Fromageries Bel, fabricante da marca 'La vache qui rit', a Bongrain e a Lactalis, têm uma boa porção nos setor de queijos cremosos.
De acordo com o relatório, o consumo de queijos em fatias está crescendo como resultado do desenvolvimento do setor de foodservice na região. Mercados estabelecidos da Arábia Saudita, do Egito, da Argélia e de Marrocos foram responsáveis por aproximadamente 65% do volume total de vendas em 2003. "Estes mercados continuarão se expandindo, mas o que trará um impulso na região do Oriente Médio como um todo é o desenvolvimento de mercados como Iraque, Iêmen e as nações consumidoras de queijos brancos, como Irã e Turquia nos próximos cinco anos".
O relatório sugere que as companhias locais estão começando a aumentar sua capacidade e a desafiar as multinacionais anteriormente estabelecidas, como a filial da Kraft, na Austrália, e a New Zealand Milk, que têm uma ampla gama de produtos, incluindo queijos cremosos, em fatias e enlatados. "Na Arábia Saudita, a Almarai fez investimentos significantes em sua capacidade nos últimos anos e uma estratégia de marketing levou a um aumento de sua participação na Arábia Saudita e no restante dos GCC".
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.