Cresce demanda por soro do leite com valor agregado no Oriente Médio

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um mercado de alimentos cada vez mais sofisticado no Oriente Médio abrirá oportunidades para os fabricantes e fornecedores de produtos de soro do leite de valor agregado na Arábia Saudita e no Egito.

Com uma população combinada de 80 milhões, a indústria alimentícia de rápido crescimento desta região está direcionando a demanda por soro do leite, usado em produtos como sorvete, queijos processados, biscoitos, chocolate e carne processada.

Um novo relatório da Proteus Insight afirma que enquanto os produtos de soro do leite da primeira geração, como soro do leite em pó adoçado e lactose, permanecem sendo o tipo mais popular de soro do leite usado pelos processadores de alimentos, versões da segunda geração, como proteína concentrada do soro do leite estão aumentando em popularidade e abrindo caminhos para produtos da terceira geração, como a lactoferrina.

"A demanda por estes ingredientes do soro do leite mais caros ainda está bastante lenta na Arábia Saudita e no Egito, mas a indústria de alimentos está se desenvolvendo rapidamente e, uma vez estabelecido na Europa, esta região provavelmente terá um aumento na demanda", disse o diretor da Proteus Insigth, John Meropoulos.

O soro do leite é composto de proteínas, lactose, minerais (cálcio, fósforo e magnésio) e gordura. Tradicionalmente, o soro do leite era um subproduto com um valor negativo da produção de queijo, mas nos anos cinqüenta, os Estados Unidos começaram a adicionar valor a estes subproduto e desde então, este ingrediente tem visto um considerável crescimento na demanda, notavelmente nos mercados de nutrição esportiva e de alimentos funcionais que usam extensivamente proteínas concentradas e isoladas do soro do leite.

O desenvolvimento de novos alimentos e bebidas funcionais, particularmente produtos de nutrição esportiva e para adultos, levou ao aumento do uso destes ingredientes, com o consumo em 2002 de todos os produtos de soro do leite aumentando para quase 770 mil toneladas.

A chave para o desenvolvimento de um mercado de soro do leite para os fornecedores deste produto está ligada ao fato de que a Arábia Saudita e o Egito não têm tradição de produção de queijo duro, amarelo e maturado, o que significa que não há o processamento do soro do leite. Desta forma, eles precisam confiar em fornecedores de fora e precisam comprar o ingrediente.

Entre os principais fornecedores da região estão a Borculo Domo, fornecedora holandesa de lactoferrina, bem como fornecedores globais de produtos lácteos, como Arla, Kerry e Glanbia. Meropoulos disse que desde 1999 o mercado total de soro do leite em pó aumentou na Arábia Saudita em termos de volume em cerca de 60% e está mostrando um forte potencial.

O desenvolvimento do mercado é uma progressão natural de um interesse inicial por parte dos fabricantes de alimentos de produtos de soro do leite de primeira geração, para os de segunda e, eventualmente para os mais caros, mas altamente especializados produtos de terceira geração.

Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?