O CowParade é o maior evento público de arte do mundo. Foi considerado uma das 10 melhores idéias de marketing pelo Advertising Age em 2001 e já arrecadou mais de US$ 11 milhões, a partir de cerca de 3000 vacas pintadas, das quais 160 foram convertidas em miniaturas colecionáveis.
Iniciado Zurique, na Suíça, em 1998, o evento já passou por cidades como Chicago, Las Vegas, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Bruxelas, Dublin e Praga. A partir das esculturas pré-definidas, utilizadas como telas os artistas locais podem usar sua criatividade para pintar as vacas, como a Cowpacabana, pintada a partir de cenários da praia carioca, ou a Cowpiririnha, onde a vaca é transformada em um copo com caipirinha.
As vacas serão leiloadas após a Parada, com uma porção significativa sendo destinada à caridade. A CowParade de Chicago, por exemplo, resultou em 3 milhões de dólares para caridade, com preço médio de $ 25.000 por vaca, incluindo uma recordista de US$ 110.000.
Porque vacas?
Segundo os organizadores, todo mundo ama vacas, que transformadas em obras de arte, são ainda mais interessantes. A agência Lowe será responsável pela campanha de marketing do CowParade em São Paulo, ao passo que a empresa TopTrends detém a licença de uso da marca. Veja abaixo exemplos de vacas pintadas em outras paradas:

Fonte: Estado de S. Paulo, BlueBus e www.cowparade.net, adaptado por Equipe MilkPoint