A CowParade foi criada pelo suíço Pascal Knapp, que percebeu que a vaca tornava-se uma tela tridimensional, onde o artista podia pintar algo inusitado e engraçado. Provavelmente pelo fato da vaca ser um animal de destaque na Suíça e gerar afeto nas pessoas, que ele deve ter escolhido este animal, destaca Catherine Dwignau, diretora e sócia da Toptrends. O advogado norte-americano, Jerry Elbaum, comprou os direitos das esculturas de Knapp e criou a empresa CowParade Holdings.
A Toptrends é a empresa que comprou a licença para promover a exposição no Brasil. A empresa se interessou em trazer a exposição para o Brasil por ser o maior evento de arte pública no mundo, nunca ocorrido na América Latina. Segundo Catherine, a CowParade foi eleita, pela Advertising Age em 2001, uma das dez idéias mais interessantes, selecionada entre mil idéias, para se promover uma marca ou empresa.
Seleção
A seleção dos artistas ocorreu em novembro. Há duas maneiras dos artistas participarem desta exposição, de acordo com as normas da CowParade Holdings. A primeira maneira é através de convite, feito a artistas conhecidos, pelo Comitê de Arte, composto pelo curador Ricardo Resende, o crítico de arte Guy Amado, o diretor do Clube de Criação de São Paulo, Gilberto dos Reis e o arquiteto Ronaldo Kapaz, diretor da Oz Design e membro do Conselho de ética da Associação dos Designers Gráficos (ADG). A outra maneira é através da seleção de croquis.
Foram convidados sessenta artistas, entre eles artistas plásticos, designers gráficos, estilistas, grafiteiros, decoradores e arquitetos. Pelo processo de seleção, foram aprovados 145 trabalhos, dentre os 547 projetos inscritos. Apenas artistas brasileiros podem participar da exposição, pois cada país terá em sua exposição artistas locais, de acordo com as normas da CowParade Holdings.
Os critérios de seleção priorizados pelo comitê foram: humor e currículo do artista. Entre os artistas convidados estão: Anita Kaufman, Angeli, Rico Lins, Luiz Hermano, Arthur de Mattos Casas, Rui Amaral, Adriana Banfi e Antonio Henrique Amaral.
Aqueles que tiveram seus desenhos escolhidos para a exposição receberam uma vaca em tamanho natural produzida em fibra de vidro, em branco, uma ajuda de custo de R$ 1.000,00 e um kit de tintas básico para execução do trabalho.

Foto da Ecovaca feita por Anita Kaufman, patrocinada pela BM&F
Patrocínio
As cotas de patrocínio já estão sendo comercializadas com os desenhos selecionados. O patrocinador escolhe a localização aonde a obra vai ficar, o artista e o molde em que a vaca será feita. Há três moldes oficiais da Cow Parade Holdings: vaca em pé, deitada ou com a cabeça abaixada. A vaca é feita em fibra de vidro, com reforços de ferro internos e pesa cerca de 50 quilos.
Do setor de lácteos, Milka e Toddy já adquiriram sua cota na exposição. Após a exposição, as vacas serão leiloadas, sendo o lance mínimo de R$5.000,00. O dinheiro arrecadado neste leilão será doado para Fundação Abrinq.
As vacas estarão expostas em dez regiões da cidade. Terá o circuito de shoppings, das estações de metrô, aeroportos e outros locais da capital, incluindo os parques Ibirapuera e Villa Lobos.
CowParade no mundo
A primeira CowParade aconteceu em Chicago, em 1999. Foram 185 vacas pelas ruas da cidade. Foram arrecadados mais de US$ 3 milhões no leilão, com um valor médio por vaca de US$25 mil, tendo a mais cara sido vendida por US$110 mil.
A exposição já foi realizada em 24 cidades ao redor do mundo, ao longo dos últimos seis anos. Foram produzidas mais de três mil vacas, sendo que pelo menos 160 delas viraram miniaturas e ocupam o quarto lugar do ranking de itens mais colecionados nos Estados Unidos.
Com base em apurações efetuadas pela CowParade Holdings nesse período, calcula-se que a exposição foi vista por mais de 100 milhões de pessoas e arrecadou em torno de US$ 11 milhões, revertidos para causas sociais.


Fonte: Equipe MilkPoint