Cortes de subsídios prejudicam exportações da Arla Foods

Publicado por: MilkPoint

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A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está mostrando os primeiros sinais de que o setor de lácteos está sendo prejudicado pela redução dos subsídios de exportação no setor agrícola da União Européia (UE).

Como parte de sua reforma agrícola, a UE está em processo de ajuste de seus subsídios para produtos agrícolas em relação aos preços nos mercados mundiais. Para a manteiga, a UE tem o objetivo de reduzir o preço de intervenção em 25% durante quatro anos a partir de 2004. A UE cortou os subsídios para manteiga três vezes já desde abril deste ano.

Diante disso, a Arla divulgou um aviso informando que os lucros pelas exportações de manteiga serão prejudicados pela redução dos subsídios, particularmente no Oriente Médio. A região representa 85% das exportações de manteiga da Arla para fora do bloco europeu.

A estratégia da companhia tem sido aumentar os preços para suas manteigas exportadas enquanto tenta manter a participação no mercado. No mercado europeu, a companhia tem conseguido aumentar os preços para sua manteiga devido à boa demanda.

A manteiga representa 12% das vendas da Arla, com a marca Lurpak sendo a escolhida para exportação. A marca Lurpak é líder de mercado no Oriente Médio.

Os subsídios de exportação da UE - chamados de "restituições" - caíram mais rapidamente do que o esperado na primeira metade do ano, de acordo com o gerente de comercialização externa da companhia, Søren Pedersen.

"Estamos enfrentando uma situação onde os preços da Lurpak estão continuamente aumentando enquanto que, juntamente com a queda nos subsídios de exportação, estamos tendo que lidar com uma queda no valor do dólar. Em curto prazo, entretanto, nós não poderemos aumentar os preços suficientemente sem afetar a posição de mercado e o volume. Nossa prioridade, no entanto, é manter nossa posição no mercado, o que significa que precisamos aceitar menores lucros em curto prazo", disse ele.

Em longo prazo, a companhia tentará aumentar os preços e retomar o máximo das perdas nos lucros possível, disse Pedersen.

A manteiga Lurpak é embalada na Dinamarca e exportada para mercados do Oriente Médio, onde a marca compete com manteigas da Oceania. A Lurpak, como uma marca forte na região, é vendida no mercado a um preço premium.

Em outros mercados na América do Sul e Ásia, a Lurpak é considerada como uma especialidade para os consumidores que estão dispostos a pagar um preço maior, disse a companhia.

De acordo com o chefe do Departamento de Agricultura da Universidade de Western Illinois, William Bailey, os produtores europeus de manteiga têm aumentado firmemente seus preços neste ano.

"Tem havido alguma especulação que o recente aumento nos preços da manteiga européia pode ter sido direcionado pelas expectativas de que a Rússia poderia estar buscando mais manteiga", disse Bailey. "A produção neste ano na Europa foi registrada como melhor do que a do ano passado, com o crescimento direcionado, em parte, pela boa produção no Leste Europeu. A recente queda nos níveis dos subsídios de exportação da Europa e o interesse bastante limitado nos programas de armazenamento do governo apontaram a uma redução temporária no pesado envolvimento do governo europeu nos mercados de lácteos".

Bailey informou nesta semana que os feriados de verão de agosto mantiveram os preços dos produtos lácteos europeus sem mudanças com relação aos níveis da semana passada. As altas temperaturas na Europa neste verão têm tido provavelmente um impacto negativo na produção de leite fluido, especialmente no Leste Europeu. O programa de intervenção da UE, designado a tirar produtos do mercado para manter os preços altos, encerrará no final deste mês.

Altos preços no mercado têm significado que o programa não está sendo usado tanto neste ano como no ano passado, disse Bailey.

O leite fluido representa 40% das vendas da Arla. Os mercados mais importantes da companhia para leite fluido são Reino Unido, Suécia e Dinamarca.

A unidade da Arla no Reino Unido, Arla Foods UK, está atualmente se unindo com a Express Dairies. Durante os primeiros seis meses de 2005, as vendas da Arla Foods UK cresceram para 685,2 milhões de libras esterlinas (US$ 1228,97 milhões) comparado com as vendas de 676,1 milhões de libras esterlinas (US$ 1212,65 milhões) do mesmo período de 2004.

Os queijos representam 25% das vendas totais da Arla, com seus principais mercados sendo Suécia, Alemanha e Dinamarca. A Arábia Saudita, o Japão e os Estados Unidos também são importantes mercados para os queijos da Arla Foods.

As exportações de queijos feta da Arla para o Oriente Médio poderão ser prejudicadas em 2007, quando a UE proibir os produtores de fora da Grécia de usar este nome. As exportações de queijos feta da Arla para o Oriente Médio são oriundas de leite bovino produzido na Dinamarca e vendido sob a marca Three Cows.


Em 11/08/05 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,79360
0,55754 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: NutraIngredients.com (por Ahmed ElAmin), adaptado por Equipe MilkPoint
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