Cooperativas organizam distribuição leiteira no PR
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Atualmente, o leite produzido em 500 propriedades rurais da região é distribuído através de três cooperativas para 15 clientes no Paraná e São Paulo. ''O leite demanda maior organização por ser perecível e necessitar de distribuição mais eficiente'', explica o diretor presidente da Castrolanda, Frans Borg.
Como reúne produtores de portes diversos, a cooperativa tem de conciliar a coleta em propriedades que têm capacidade de estocar o produto por um prazo de oito a 48 horas. Por isso, a coleta e entrega têm de estar rigorosamente cronometradas para evitar perdas. A média diária de produção é 1.200 litros e a cooperativa reúne produtores de diversos portes.
Melhor preço
Outra iniciativa para melhorar o desempenho econômico foi a associação entre cooperativas da região. Desde 1999, a Castrolanda e outras duas cooperativas se reúnem para negociar a venda aos grandes clientes, como Danone, Batavo e Nestlé. ''Os compradores dos nossos produtos concentram-se para obter vantagens nas negociações. Os produtores também precisam se defender para ter maior poder de barganha'', avalia Borg. ''A vantagem é que um produtor não concorre com o outro, mas tem força juntos'', acrescenta.
Fonte: Folha de Londrina (por Fernando Rocha Faro), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.