Cooperativas de leite sinalizam crescimento

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Animadas pelos números favoráveis de exportação do setor, as cooperativas de lácteos brasileiras querem aumentar sua fatia no bolo das vendas ao mercado externo. Somente nos primeiros sete meses do ano, as exportações de leite condensado, queijos e leite em pó atingiram 41,9 milhões de dólares. Do total deste ano, as cooperativas foram responsáveis por 50% dos negócios.

O diretor do Departamento Econômico da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), Vicente Netto, acredita que o desempenho da balança comercial do setor pode ser ainda melhor. A manutenção do avanço, diz Netto, passa pelo fortalecimento das agroindústrias das cooperativas.

O dirigente lembra que, devido ao crescimento das multinacionais, a participação das cooperativas de leite no mercado doméstico caiu de 60% na década de 90 para 40% no ano passado. Nos Estados Unidos, 80% do leite passa pelo setor. Mas o trabalho de retomada, desenvolvido desde julho em estados como o Paraná, já começa a aparecer. Dados da CBCL indicam que a captação de leite cresceu 1,2% no país, enquanto as seis maiores cooperativas registraram 10% de elevação, impulsionadas pela crise da Parmalat. Outro indicativo é o aumento de cinco para seis no número de cooperativas entre as 15 maiores empresas de laticínios do país.
A Cooperativa Central Agroindustrial do Paraná (Confepar) é a mais nova do grupo de elite. A união de oito cooperativas facilitou a negociação com o varejo. Houve redução de custo e conquista da produção em escala. Hoje, o grupo processa 800 mil litros/dia. O presidente da Confepar, Renato Beleze, prega a organização estratégica dos estados do Sul, com aproveitamento da capacidade ociosa e estrutura física de indústrias e cooperativas. "Buscamos uma aliança nacional entre indústrias e cooperativas dos estados para criar futuramente uma marca única das cooperativas de leite".

A idéia, que pode elevar o preço ao produtor por meio da interferência na oferta e procura, é vista com bons olhos pela (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul - Ocergs).

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?