Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Consumidores de laticínios estão em busca de mais proteínas

Os consumidores têm se concentrado ainda mais em alimentos mais saudáveis e isso se estende de alimentos com alegações de imunidade à alto teor de proteína.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 30/08/2021 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Durante a pandemia, os consumidores têm se concentrado ainda mais em alimentos mais saudáveis. Isso se estende de alimentos com alegações de imunidade à alto teor de proteína.

Confira entrevista com Bastian Hoermann, diretor de marketing do segmento global de alimentos da ADM, sobre o alto teor de proteínas e a conexão com os laticínios.
 

  • O que está motivando os consumidores a adicionar mais proteínas em suas dietas? Essa tendência impactou o setor de laticínios? 

Os consumidores contemporâneos querem mais de seus alimentos e bebidas, especialmente porque a pandemia global colocou uma ênfase maior na saúde e no bem-estar. Pesquisas recentes mostram que 65% dos consumidores globais estão mais conscientes da necessidade de levar um estilo de vida saudável por causa da Covid-19. Da mesma forma, 76% dos consumidores globais planejam comer e beber de forma mais saudável do que no passado.

Os compradores estão procurando ofertas nutritivas, saudáveis e deliciosas que também podem atender a necessidades específicas de saúde e bem-estar.

A proteína é amplamente reconhecida como um nutriente essencial em uma dieta voltada para a saúde, e 78% dos consumidores globais associam a proteína à saúde imunológica. As ofertas de laticínios estão em uma ótima posição para seguir essas tendências com ofertas de alto teor de proteína.

Proteínas de alta qualidade e misturas de proteínas podem ajudar os formuladores de laticínios a atingirem um maior teor de proteína em suas ofertas de produtos, ao mesmo tempo que apoiam o interesse do consumidor na diversidade alimentar.

Notavelmente, a importância da fonte de proteína varia entre os mercados globais, com consumidores flexitarianos (consumidores que propõe redução no consumo de produtos de origem animal) no Brasil, Estados Unidos e China mais propensos a classificar o tipo de proteína em proteínas vegetais como sendo muito importante. Além disso, 52% dos flexitarianos norte-americanos preferem uma mistura de duas ou mais proteínas vegetais em alternativa aos laticínios.

Continua depois da publicidade Agroceres

A pesquisa também mostra que os consumidores têm uma afinidade maior e estão dispostos a pagar um preço premium por esses produtos. Essas combinações de proteínas vegetais podem ser incorporadas em aplicações alternativas e tradicionais de laticínios, como iogurte, leite e sorvete.
 

  • Os consumidores estão mais interessados em proteínas de origem animal ou vegetal? Ou é uma mistura de ambos?

A pesquisa da ADM descobriu que 50% dos consumidores americanos estão conscientemente aumentando o consumo de proteínas vegetais, com 44% deles se identificando como flexitarianos.

Seguir uma dieta mais rica em vegetais não significa necessariamente que as pessoas estejam evitando produtos de origem animal. Muitos flexitarianos continuam comprando carne e laticínios.

Na verdade, 56% dos consumidores flexitarianos globais estão adotando o estilo de vida tentando comer mais alimentos e bebidas à base de plantas, enquanto ainda comem carne e/ou laticínios. Esses consumidores estão tentando adicionar mais proteínas vegetais ou o que eles consideram "positivos" em suas dietas.

Embora as razões para consumir mais proteínas vegetais variem de pessoa para pessoa, os principais motivadores incluem metas de saúde e bem-estar individuais, bem como preocupações com a sustentabilidade.

Por exemplo, uma combinação de fontes de proteína vegetal pode atingir densidade de nutrientes com escores de aminoácidos corrigidos de digestibilidade de proteína (PDCAAS) semelhantes às fontes de proteína animal. Além disso, existe a oportunidade de misturar proteínas de origem animal e vegetal em ofertas únicas, como shakes de proteína e bebidas combinando soro de leite e proteínas vegetais de soja, trigo, ervilha ou aveia.

 

  • Como os desenvolvedores de produtos podem aumentar a proteína nas ofertas de laticínios? Que desafios de formulação podem surgir e como você os soluciona?

Os desenvolvedores de produtos podem combinar várias proteínas vegetais não apenas para aumentar a densidade de nutrientes e a diversidade de proteínas, mas também para alcançar o sabor e a textura desejados em aplicações de laticínios.

Combinar várias fontes de proteína é como compor uma sinfonia. Cada proteína vegetal tem algo a oferecer e a combinação das proteínas certas pode criar uma mistura harmoniosa. Como exemplo, muitos formuladores de laticínios alternativos estão incorporando proteína de ervilha com outras fontes de proteína populares como amêndoa, aveia e coco, para aumentar a concentração de proteína e alcançar uma experiência sensorial ideal.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Embora as misturas de proteínas tragam muitos atributos positivos para uma aplicação, os formuladores também devem estar cientes dos aspectos potencialmente desafiadores na adição de mais proteína aos produtos lácteos.

Por exemplo, altos níveis de alguns ingredientes proteicos podem afetar a viscosidade, a cor, o sabor e a sensação na boca de uma bebida. Além disso, as proteínas vegetais podem vir com suas próprias notas exclusivas que nem sempre são desejadas e podem diminuir o impacto de sabores adicionados como morango ou baunilha.

Melhorar a qualidade da proteína e incorporar moduladores de sabor e intensificadores da sensação na boca ajudará a equilibrar o sabor e aumentar a riqueza para alcançar uma experiência sensorial atraente. Para aplicações como iogurte, sorvete e queijo, os formuladores precisam monitorar como o aumento da proteína pode afetar os processos e parâmetros de produção, como fermentação, congelamento, processamento em temperatura ultra-alta e valores de pH.

Os processadores de laticínios que encontram o parceiro certo com um vasto portfólio de fontes de proteína de alta qualidade e ingredientes complementares e também a engenhosidade técnica e experiência culinária irão superar os obstáculos da inflação com facilidade e fazer com que os produtos preferidos do consumidor cheguem ao mercado com mais rapidez.

 

  • Quais aplicações em laticínios são mais adequadas para adicionar proteína?

Bebidas lácteas, como leites e iogurtes bebíveis, bem como soro de leite e shakes de proteína à base de plantas e iogurtes de estilo grego são bem adequados para a fortificação de proteínas. Embora algumas proteínas vegetais possam ter notas estranhas inerentes, a mistura certa de ingredientes de alta qualidade melhora a funcionalidade.

Por exemplo, uma combinação de fontes de proteína pode dar suporte à textura e à viscosidade em vitaminas ou batidos cremosos de origem vegetal. Teor de proteína adicional também pode ser alcançado em sobremesas congeladas, cream cheese, pastas doces e salgadas, mousse e barras de chocolate.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?