ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consórcio de milho com capins garante produtividade da soja

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A adoção de técnicas de consórcio de milho e capim, tecnologia já utilizada em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, resulta em bons ganhos, mas necessita de cuidados técnicos e ajustes para cada local. Os produtores rurais interessados em implantar o método poderão saber mais sobre o assunto e conhecer os resultados de pesquisas da Fundação MS, no dia 23 de janeiro, durante o Showtec.

O tema ‘Consórcio milho com capins: produção de grãos’ será ministrado pelo engenheiro agrônomo, Dr. André Luis Faleiros Lourenção, que é pesquisador da Fundação MS, durante a Feira Tecnológica Showtec 2014, que será realizada de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju. Anualmente, a Fundação MS percorre os municípios do Estado que adotam a técnica para saber mais sobre os recursos utilizados e os resultados de cada produtor. Ao final é desenvolvido um estudo, que será apresentado para os participantes do giro tecnológico.

O pesquisador André Lourenção explica que atualmente cerca de 80% das lavouras de soja de Maracaju são consorciadas e a estimativa segue para Sidrolândia e outros municípios, como Rio Brilhante. “Maracaju é o berço da tecnologia, as técnicas saem daqui e se expandem para o resto do Estado”, afirma. Ele ainda enfatiza que apesar de apresentar bons resultados, o consórcio é um sistema complexo e que precisa de muito estudo e tecnologia para que não haja perdas.

Ao inserir capim em meio a lavoura do milho safrinha, o produtor pode escolher entre duas alternativas: desenvolver o sistema lavoura-pecuária ou semear a soja em meio ao capim dessecado. André ressalta que as duas alternativas apresentam ganhos consideráveis para o produtor e que a técnica é uma das grandes evoluções agrícolas dos últimos tempos, porém existem cuidados. “O consórcio funciona como um seguro agrícola para o agricultor, pois mantém a umidade na soja que germina melhor. São necessários vários ajustes tecnológicos e se o produtor erra, pode complicar sua lavoura de milho, por isso, informação e conhecimento sobre a técnica são muito importantes”, explica.

As tecnologias mais atuais para o consórcio, assim como os resultados de sucesso no Estado serão apresentados durante a palestra, que tem entrada gratuita.

Sobre o Showtec - Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuempara a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento que irá acontecer de 22 a 24 de janeiro de 2014, em Maracaju, é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa.

As informações são da Sato Comunicação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint