A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 28 de Outubro de 2021 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Setembro de 2021 e a projeção dos valores de referência para o mês de Outubro de 2021.
Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.
VALORES DE REFERÊNCIA1 DA MATÉRIA-PRIMA (LEITE)
Períodos de apuração:
Mês de Setembro/2021: De 30/08/2021 a 03/10/2021
Parcial Outubro/2021: De 04/10/2021 a 24/10/2021
O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia.O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão.
As informações são do Sistema Faesc, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Ainda não conhece nossa página de preços do leite e outros indicadores de mercado?
Acesse, clique aqui.
- O que é e quem participa do Conseleite?
O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite).
- Qual o objetivo da associação?
Um dos objetivos é divulgar o valor de referência projetado para o leite que está sendo entregue no mês corrente, além do valor consolidado após o fechamento do mês.
- Como é calculado o valor projetado?
Para calcular o valor projetado, usa-se como base a efetiva comercialização dos derivados lácteos durante às duas primeiras semanas do mês em curso.
Além dos preços médios de comercialização dos derivados pelos laticínios, o método de cálculo do preço de referência considera as seguintes variáveis: mix de comercialização dos derivados; rendimento industrial do leite na fabricação dos produtos e participação do custo da matéria-prima no custo total de produção dos derivados.