Conseleite pode fortalecer o setor leiteiro em MS
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Com a implantação do Conseleite é possível traçar um valor de referência do produto a partir de pesquisas de preço. Não há obrigatoriedade de seguir esse preço que, de qualquer forma, acaba se tornando uma referência para o mercado. O programa define um leite-padrão, com determinadas características de qualidade e volume e, a partir dele, um leite de qualidade inferior (com deságio de 10%) e um leite de qualidade superior (com ágio de 15%), dispersos em torno do leite-padrão.
"A partir do Conselho poderemos trazer vários benefícios para o Estado, entre eles uma maior transparência na relação entre indústria e produtor, sendo que o enfoque é um preço diferenciado. O produtor vai ter oportunidade de contar com um preço de referência sendo determinado pela qualidade e quantidade de seu produto", explicou a coordenadora da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de MS, Adriana Mascarenhas. Caso seja efetuada a implantação do programa, Mato Grosso do Sul será o terceiro Estado a aderir ao Conseleite seguido dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
Dando continuidade aos trabalhos o Conselho irá se reunir no próximo dia 25, a partir das 14h, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Na oportunidade 10 representantes industriais do setor - os únicos que apresentaram interesse na implantação do Conselho - responsáveis por aproximadamente 60% do produto industrializado no Estado (cerca de 285 milhões de litros de leite), darão continuidade aos trabalhos iniciados hoje.
Fonte: Governo do Estado (MS) - assessoria de imprensa (por Cristiane Sandim), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.