Após quase dois anos da criação do Conselho Estadual do Leite (Conseleite), será assinado hoje o convênio para que o Rio Grande do Sul tenha um preço referencial para o leite mensalmente. A Universidade Federal de Passo Fundo (UPF) fará o trabalho de pesquisa dos custos e valores praticados por produto no mercado.
A expectativa do presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL), Ernesto Krug, é que já no mês de dezembro o setor possa contar com o levantamento. A ferramenta tem como objetivo gerar melhor equilíbrio na negociação entre produtor, indústria e varejo.
O vice-presidente do Conseleite, Elton Weber, acredita que informações importantes possam ser levantadas nos próximos seis meses. "Esperamos que isso nos possibilite rever os parâmetros para definição da política de pagamentos ao produtor. Os parâmetros não podem ser só em cima de quantidade".
Os custos da pesquisa, R$ 9,9 mil por mês, serão divididos entre indústrias e produtores. A metodologia adotada é similar à desenvolvida pelo Conseleite do Paraná. "A partir disso, se conseguirá construir realmente uma harmonia na cadeia produtiva, o que significará crescimento do segmento", avaliou Krug. O Conseleite é formado por entidades do setor produtivo e indústria.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Conseleite do RS começa pesquisa de preços
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.