Desde janeiro, o maior preço obtido pelo leite pago aos produtores paranaenses ocorreu em maio. Porém, de acordo com dados do Conseleite este cairá em média 4% em junho em relação a maio de 2005, de acordo com a tabela 1. Ronei Volpi, presidente do Conseleite, ressalta que "é apenas uma projeção, com base no levantamento do primeiro decêndio do mês".
Ele analisa que este resultado de queda no preço do leite pode ocorrer devido a maior produção de leite pelos produtores paranaenses (devido à recuperação das pastagens), importações de leite do Uruguai e Argentina e a desvalorização do dólar (que dificulta a exportação de produtos lácteos brasileiros).
Segundo ele, está havendo redução dos preços de leites longa vida e de leite em pó. Algumas empresas estão com grande oferta de longa vida em seus estoques. "Há dois meses atrás, havia excesso de queijos no mercado, o que fez com que as empresas direcionassem o leite para produção de longa vida", explica Volpi.
Para Volpi, o México, um mercado almejado por estados exportadores como o Paraná, Minas Gerais e Goiás, agora está começando a virar realidade. Em funçao disso, ele acredita que existe possibilidade do preço se manter nos próximos meses.
Volpi cita ainda que a entrada em vigor da Instrução Normativa 51 não prejudicará os produtores, pois a normativa terá que entrar em vigor lentamente, para que os produtores possam se adequar às normas. Volpi exemplifica que as grandes empresas de laticínios do país já têm controle de qualidade mais rígido que a IN 51.
Ele acredita na possibilidade da taxa cambial melhorar, devido a saída do ministro José Dirceu e do fortalecimento da política econômica. Para ele, o preço do dólar deveria ser no mínimo R$ 2,70 a 2,80 para favorecer a exportação.
Tabela 1 Valores projetados de referência1 da matéria-prima (leite) para junho de 2005

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
A tabela 2 traz a diferença entre os preços de referência projetados e realizados em maio. Os preços médios por produto e o mix de comercialização obtidos no mês de maio de 2005, conforme levantamento efetuado pelo Conseleite-Paraná, estão na tabela 3.
Tabela 2 Valores finais de referência 1 da matéria-prima (leite) - maio/2005

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Tabela 3 Preços dos produtos2 e mix de comercialização em maio/2005

2 Os preços incluem impostos e se referem ao produto posto no estabelecimento comprador.
Fonte: Equipe MilkPoint