Conseleite aponta 1% de aumento no preço para maio

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A diretoria do Conseleite-Paraná se reuniu ontem, dia 17 de maio de 2.005, na sede da FAEP, na cidade de Curitiba, tendo aprovado e divulgado o preço de referência realizado em Abril de 2005 e a projeção do preço de referência para o mês de Maio de 2005.

A tabela 1 indica que o preço proposto para maio é 1% mais alto do que o verificado em abril. O aumento é menor do que o alcançado de março para abril (3,4%), mas ainda deve ocorrer.

Ronei Volpi, presidente do Conseleite, acredita ser esta uma reação do mercado. Ele e Haroldo Max de Souza, diretor-presidente da Centroleite, em Goiás, sugerem que o aumento das importações de lácteos oriundos da Argentina e Uruguai está entre as causas do cenário atual. Volpi aponta também o menor poder de consumo da população devido aos altos valores dos produtos lácteos, em função do aumento exagerado efetuado pelo setor varejista nos últimos meses. Ele acrescenta que no Rio Grande do Sul as chuvas já se iniciaram, começando a haver disponibilidade de pastagens de inverno.

Para Marcelo Carvalho, do MilkPoint, para concluir a respeito do impacto das importações, é necessário aguardar o fechamento do mês de maio. "Em abril, o país teve superávit no comércio exterior de lácteos", lembra ele. "Agora, o câmbio de R$ 2,50 realmente não ajuda em nada a balança comercial de lácteos do setor", reconhece.

Em Goiás, Max afirma que houve queda de 2 a 3 centavos em maio em relação a abril, mas que agora há estabilidade. "O problema esteve nos preços do leite longa vida, mas não há motivo para nova queda em junho, pelo menos falando da Centroleite", informa ele, referindo-se à retração como uma "bolha", já controlada. Volpi também aposta em estabilidade, porém após um possível aumento para junho.

Tabela 1: Valores projetados de referência 1 da matéria-prima (leite) para maio de 2005 e os obtidos em março e abril


1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

Os preços médios por produto e o mix de comercialização obtidos no mês de Abril de 2005, conforme levantamento efetuado pelo Departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná, estão na tabela 2. A tabela 3 traz a diferença entre os preços de referência projetados e realizados em abril.

Tabela 2: Preços dos produtos2 e mix de comercialização em abril de 2005



2Os preços incluem impostos e se referem ao produto posto no estabelecimento comprador.

Tabela 3: Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) em abril de 2005

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

Fonte: Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Cunha Freire
ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 20/05/2005

O leite em caixa de 1 litro na embalagem tetra Pac tem sido vendido aqui em Belo Horizonte em alguns supermercados a R$ 1,95 etc porém a procura tem sido grande pela qualidade e os mais procurados são os das marcas PARMALAT e ITAMBÉ, fiz uma pesquisa pessoal e constatei que aqui as donas de casa não estão fugindo a tradição de ser Belo Horizonte um mercado seletivo ou seja se um produto não emplacar aqui é porque é ruim.



Veja a nova modalidade de teste que as donas de casa vem fazendo com as marcas dos leites comercializados por aqui, não estão olhando somente o preço como muitos pensam, estão fazendo o teste da caixinha, compram caixas de marcas diferentes e verificam o seu sabor e com isso na propaganda boca a boca comentam entre si, é fácil notar que as marcas citadas acima estão faltando nas gondolas dos supermercados por terem passado no teste, pórém tem marcas que inclusive com prêços muito mais barato que estão sobrando nos supermercados.



O importante para o consumidor é a qualidade, por isso pedimos ao MilkPoint que divulgue em seu site o teste da caixinha é uma brilhante inicativa das donas de casa de Belo Horizonte- Minas Gerais.
Qual a sua dúvida hoje?