A tabela 1 indica que o preço proposto para maio é 1% mais alto do que o verificado em abril. O aumento é menor do que o alcançado de março para abril (3,4%), mas ainda deve ocorrer.
Ronei Volpi, presidente do Conseleite, acredita ser esta uma reação do mercado. Ele e Haroldo Max de Souza, diretor-presidente da Centroleite, em Goiás, sugerem que o aumento das importações de lácteos oriundos da Argentina e Uruguai está entre as causas do cenário atual. Volpi aponta também o menor poder de consumo da população devido aos altos valores dos produtos lácteos, em função do aumento exagerado efetuado pelo setor varejista nos últimos meses. Ele acrescenta que no Rio Grande do Sul as chuvas já se iniciaram, começando a haver disponibilidade de pastagens de inverno.
Para Marcelo Carvalho, do MilkPoint, para concluir a respeito do impacto das importações, é necessário aguardar o fechamento do mês de maio. "Em abril, o país teve superávit no comércio exterior de lácteos", lembra ele. "Agora, o câmbio de R$ 2,50 realmente não ajuda em nada a balança comercial de lácteos do setor", reconhece.
Em Goiás, Max afirma que houve queda de 2 a 3 centavos em maio em relação a abril, mas que agora há estabilidade. "O problema esteve nos preços do leite longa vida, mas não há motivo para nova queda em junho, pelo menos falando da Centroleite", informa ele, referindo-se à retração como uma "bolha", já controlada. Volpi também aposta em estabilidade, porém após um possível aumento para junho.
Tabela 1: Valores projetados de referência 1 da matéria-prima (leite) para maio de 2005 e os obtidos em março e abril

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Os preços médios por produto e o mix de comercialização obtidos no mês de Abril de 2005, conforme levantamento efetuado pelo Departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná, estão na tabela 2. A tabela 3 traz a diferença entre os preços de referência projetados e realizados em abril.
Tabela 2: Preços dos produtos2 e mix de comercialização em abril de 2005

2Os preços incluem impostos e se referem ao produto posto no estabelecimento comprador.
Tabela 3: Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) em abril de 2005

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Fonte: Equipe MilkPoint