Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Conheça alguns dos queijos brasileiros premiados na França

Os queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas na 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers. Conheça alguns dos queijos preamiados!

Publicado por: Letícia Mostaro

Publicado em: 20/09/2021 - 6 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 4

Entre os dias 12/09 e 14/09, na cidade de Tours, na França, aconteceu a 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, importante concurso voltado aos apaixonados por queijos.

Com 46 países participantes e 940 queijos concorrentes, os queijos brasileiros se destacaram, conquistando 57 medalhas, sendo cinco super ouro; 11 de ouro; 24 de prata e 17 de bronze, ficando no segundo lugar geral do concurso, atrás apenas da própria França.

Com a organização da associação SerTãoBras, que trabalha em prol da valorização do queijo artesanal brasileiro, foram enviados ao concurso 183 queijos de 57 produtores. Participaram queijeiros dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. 

Entre os queijos premiados, a empresa Laticínios Cruzília, localizada em Minas Gerais e pertencente à plataforma Ultra Cheese, ganhou 4 medalhas no concurso francês. Com os Queijos Santo Casamenteiro, A Lenda, Manto da Serra e Serra da Mantiqueira, conquistou as medalhas super ouro, ouro, prata e bronze, respectivamente.

Para Leandro Mesquita Furtado, Gerente Industrial da Cruzília, os principais diferenciais dos queijos premiados no concurso são seu modo de produção. “São produtos elaborados de forma única, cada um com sua formulação, utilizando fermentos especiais e buscando a otimização de sabores dentro das suas características individuais."

"São produtos artesanais, mesmo elaborados por uma indústria de laticínios. Todos são observados diariamente, com um controle da temperatura e umidade, respeitando o tempo de maturação para aprimorar suas características e peculiaridades," complementou.

Sobre o Queijo Santo Casamenteiro, medalha super ouro, Furtado relatou como surgiu a ideia de produzir um queijo diferenciado e exclusivo: "Esse produto surgiu da ideia do nosso Gerente do Empório Cruzília, Edson Leite, em incrementar o queijo Azul de Minas – que é outra exclusividade, para chamar a atenção dos compradores da loja de fábrica."

"Então, um dos sócios anteriores resolveu levar para dentro da indústria, fazendo adaptações e aprimorando o produto, tornando-o um queijo elaborado de forma artesanal, porém em escala industrial, conquistando vários prêmios nacionais e internacionais, de sabor inconfundível," finalizou.

Figura 1
Queijo Santo Casamenteiro, Fonte: Assessoria de Imprensa Laticínios Cruzília
 

O Queijo Maná ConCafé 30 Dias, dos produtores Marisa Alexandre Martins e Leomar Melo Martins, produzido no Sítio Aliança, pequena propriedade localizada no município de Santana do Itararé/PR também foi premiado com medalha de prata na 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers.

Figura 2
Queijo Maná ConCafé 30 Dias, Fonte: Leomar Melo Martins

 

Leomar explicou que na produção do queijo Maná ConCafé  utiliza-se o café gourmet oitenta e cinco pontos da Fazenda Três Meninas, de Abatiá/PR. Segundo o produtor, foram elaboradas três peças do queijo: duas com 60 dias de maturação e outra com 30 dias de maturação, sendo esta última a premiada no concurso francês.

Figura 3
Medalha de prata do Queijo Maná ConCafé, Fonte: Leomar Melo Martins

 

Segundo Leomar, o Maná ConCafé 30 dias é um queijo de leite de vaca Jersey com altos teores de gordura e proteína. “Ele é bem macio, a casca tem aquele gostinho de café, muito suave e por dentro a maciez do queijo. É um queijo bem saboroso, que derrete muito bem.”

Figura 4
Certificado Queijo Maná Com Café 30 dias, Fonte: Leomar Melo Martins

 

Os Queijo D’Alagoa-MG também foram premiados na França com os queijos Fumacê e Araucária, ambos com medalha de prata. O Queijo D’Alagoa-MG é um projeto idealizado por Osvaldo Filho em parceria com pequenos produtores de queijos artesanais do estado de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade Agroceres

De acordo com Osvaldo, o Queijo Alagoa Fumacê, do produtor parceiro Mario Martins de Barros, apresenta como diferencial a defumação a lenha: “É um queijo extremamente aromático, ideal para ser servido como aperitivo ou com cervejas e/ou vinhos artesanais, para ocasiões especiais.”

Figura 5
Queijo Alagoa Fumacê e medalha de prata, Fonte: Osvaldo Filho

 

Já o Queijo Alagoa Araucária, do produtor parceiro Sô Bastinha, é uma novidade, desenvolvido este ano, sendo maturado por 30 dias na Morge de Pinhão. “Um queijo totalmente diferente do que já provamos: gosto intenso, derrete na boca e no final tem um leve amendoado,” destacou Filho. “O Queijo Alagoa Araucária será desenvolvido somente uma vez por ano, na época de Pinhão,” complementou.

Figura 6
Queijo Alagoa Araucária, Fonte: Osvaldo Filho

 

A Fazenda Santa Luzia, localizada em Itapetininga, no estado de São Paulo, que tem a marca "Queijos com Arte" também conquistou medalhas no concurso francês. Os Queijos Gregório, Fernão e Tropeirinho, conquistaram, respectivamente, as medalhas de ouro e duas de prata.

Para Martin Breuer, um dos responsáveis pelo projeto juntamente a Maristela Nicolellis, o grande diferencial dos queijos da Fazenda Santa Luzia são os queijos autorais. "A maioria dos nossos queijos são autorais e não seguem receitas tradicionais. Os três queijos que levamos à França se inserem neste perfil."

"Nosso trabalho se baseia no estudo dos processos bioquímicos e microbiológicos, sendo o conhecimento técnico a nossa linha-mestre. Assim, buscamos o equilíbrio entre processos naturais e controle de parâmetros para obtermos os melhores resultados," acrescentou. 

Martin destacou que os queijos da Fazenda são elaborados com o leite da raça bovina Simental, originária dos Alpes Europeus, consagrada como uma das mais propícias para a produção de queijos artesanais, devido suas características. 

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

De acordo com ele, o leite de Simental  tem teores imbatíveis de sólidos totais, especialmente gordura e proteína, além das propriedades organolépticas reforçadas por uma alimentação rica em beta-carotenos. "Tudo isso tem uma importância enorme, uma vez que maximiza a economicidade, já que essa raça tem uma taxa naturalmente mais baixa de células somáticas, alta persistência leiteira e boa ordenhabilidade. Afinal, a rentabilidade é condição sine qua non [essencial] para que o nosso negócio seja rentável," finalizou. 

Sobre as características  dos queijos premiados, Breuer explicou que o Fernão é um queijo semiduro com maturação de 12 meses nas câmaras subterrâneas, intenso e picante, porém amanteigado.

Figura 7

Queijo Fernão e medalha de prata, Fonte: Martin Breuer

 

O Tropeirinho é queijo semiduro com maturação de 50 dias, amanteigado, sabor e odor suaves. Feito com leite de vacas Simental, tem casca coberta com cinzas selecionadas e é “vestido" com uma folha de capim-elefante presa com uma cinta fina de couro.

 

Figura 8

Queijo Tropeirinho e medalha de prata, Fonte: Martin Breuer

 

Martin explicou que o Gregório é feito com leite pasteurizado de vacas Simental, tem consistência macia e untuosa e o feno grego (Trigonella foenum-graecum) se faz presente tanto no odor quanto no sabor. A maturação é de um mês. "A mâitre fromager [mestre queijeiro] Maristela Nicolellis já havia experimentado queijos com feno grego anteriormente na França e se inspirou nessa experiência para a criação de mais este queijo autoral, um dos vários outros que fazemos."

Figura 9

Queijo Gregório e medalha de ouro, Fonte: Martin Breuer

 

"A casca do Gregório é formada por mofos naturais, refletindo a mágica inerente às nossas câmaras subterrâneas e cada peça vem decorada com um colar com um pequeno olho grego, dando um toque de personalização, característica presente em vários outros queijos de nossa criação," finalizou.

Como podemos observar, a tradicional e forte vertente queijeira do Brasil faz sucesso no país e no exterior. A Equipe do MilkPoint parabeniza todos os demais queijos brasileiros premiados na 5ª edição da Mondial du Fromage et des Produits Laitiers! Para conferir a lista completa dos queijos medalhistas, clique aqui.

E vocês, pessoal? Já provaram algum dos queijos premiados no concurso francês? Conta aqui nos comentários!

 

 

*Fonte da foto do artigo: Freepik

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 4

Material escrito por:

Letícia Mostaro

Letícia Mostaro

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

Acessar todos os materiais
Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Heloisa Elena Silva
HELOISA ELENA SILVA

LOUVEIRA - SÃO PAULO

EM 25/09/2021

Adoraria conhecer. Então a pergunta é: onde comprar na região de Jundiaí os queijos premiados?
Moacir de Souza José
MOACIR DE SOUZA JOSÉ

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 26/09/2021

Muito boa a informação sobre os queijos da Cruzília. Com lindas fotos! Parabéns. E ficamos felizes pela posição conquistada pelo Brasil!

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?