De 28 a 30 de novembro, a Embrapa Gado de Leite realiza a quinta edição do Congresso Internacional do Leite. O evento irá ocorrer no Estado de Goiás, no Centro de Convenções de Goiânia, onde o congresso teve sua origem. Lá, em 1999, foi realizado o Primeiro Simpósio de Sustentabilidade da Pecuária de Leite, que no ano seguinte se desdobrou no Congresso Internacional.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o evento volta renovado e fortalecido à sua origem, "consolidando-se como um espaço privilegiado para o encontro dos diferentes agentes da cadeia produtiva". Martins explica que a opção por Goiás para ser novamente o palco das principais discussões do setor se deve à pujança da pecuária de leite no Estado. "Além do aumento contínuo da produção, Goiás vem dando lições de organização da cadeia produtiva".
Políticas públicas
O Estado vem disponibilizando linhas de crédito especiais para os produtores e prima por políticas públicas que beneficiem o setor. Ações de relevância como a campanha de combate ao carrapato e o Arranjo Produtivo Local (APL) dão provas de que o leite se tornou um tema prioritário na pauta do governo estadual.
O debate sobre políticas públicas ganhou espaço nobre no congresso. "Um setor que passa por rápidas transformações precisa buscar convergências rápidas. O debate é fundamental para solidificar políticas favoráveis para a cadeia produtiva", diz Martins.
Dos dois dias de palestras e debates, o primeiro terá como foco questões econômicas que envolvem o setor. Martins diz que "a crise de oferta vivida nos primeiros meses deste ano deixou a cadeia produtiva em alerta, de janeiro a março de 2005 a pecuária de leite teve um crescimento de 13,7% comparado ao mesmo período do ano passado". O aumento da demanda não acompanhou este crescimento e interferiu negativamente nos preços pagos aos produtores. "Teremos chance de debater soluções para estes e outros problemas durante o congresso", afirma Martins.
Além das questões político-econômicas, palestras técnico-científicas sobre a sustentabilidade da produção serão a tônica do segundo dia de evento. Estarão presentes representantes dos principais países exportadores. A realização do Congresso conta com o apoio do Governo de Goiás; CNPq, FAEG; OCB e diversas outras instituições.
Entre os temas discutidos, estão o mercado mundial de lácteos; o comércio internacional de lácteos: oportunidades e ameaças para os exportadores; pontos fortes e dez desafios para a cadeia produtiva leiteira; pagamento por qualidade; qualidade do leite e saúde animal; integração lavoura/pecuária; estratégias de gestão da propriedade leiteira e Produção sustentável de leite.
Fonte: Embrapa Gado de Leite (por Rubens Neiva), adaptado pela Equipe MilkPoint.
Congresso Internacional da Embrapa volta a Goiás
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.