Congresso discute políticas de longo prazo para a cadeia do leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor leiteiro brasileiro, nos últimos anos, vem aumentando sua competitividade tanto no cenário nacional quanto internacional. No entanto, a renda do produtor continua baixa, enquanto o preço ao consumidor está crescendo. Com o objetivo de solucionar essas questões, desenvolvendo políticas adequadas para o segmento, cerca de 250 especialistas, técnicos e lideranças da área participarão do Unilac Brasil - Congresso Nacional de Políticas de Longo Prazo para a Cadeia Láctea, um dos mais importantes eventos do setor leiteiro. O encontro acontece entre os dias 7 e 9 de julho, em Belo Horizonte.

O coordenador do Congresso, Rodrigo Sant'Anna Alvim, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ressalta que o evento não será aberto ao público, já que tem caráter estritamente técnico e visa discutir propostas para o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira. "A proposta é debater o setor como um todo para criar uma situação favorável para um crescimento com sustentabilidade", argumenta.

Entre os temas, Alvim destaca as políticas de preços e formas de pagamento, investimentos e crédito, políticas internacionais e novos mercados, marketing e necessidade de promoção, além de vários outros.

O Unilac reunirá representantes de várias entidades e órgãos de todo o país, que serão distribuídos entre cinco workshops, de acordo com a familiaridade e conhecimento dos temas propostos: Política de Preços; Promoção; Políticas Públicas I; Políticas Públicas II; e Modernização Comercial do Setor.

As propostas extraídas de cada workshop serão referendadas no último dia do evento pelo plenário, consolidando-se em único documento do congresso e do Grupo Temático de Política de Longo Prazo da Câmara Setorial de Leite e Derivados do Conselho Nacional do Agronegócio (Consagro). Se aprovado, se constituirá nas diretrizes para o setor.

Alvim lembra que o congresso não tem a intenção de resolver os entraves do setor neste momento. "Não estamos preocupados em 'apagar incêndio'. Claro que não vamos abandonar políticas de curto prazo, porém queremos dar sustentabilidade ao setor no longo prazo para o crescimento e fortalecimento da cadeia produtiva, desde o crédito até a comercialização", ressalta.

Fonte: Hoje em Dia (Luciana Rezende), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?