Nutrição e rentabilidade: conceitos e seus impactos na produção leiteira

A produção de leite está intimamente relacionada com a nutrição dos animais. O investimento nesse ponto é alto e alinhar conceitos é um diferencial. Saiba mais!

Publicado em: - Atualizado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A produção de leite está intimamente relacionada com a nutrição ofertada ao rebanho, uma vez que a energia e os nutrientes necessários para produzir leite são extraídos dos alimentos fornecidos. Dessa forma, a alimentação dos animais deve suprir as exigências nutricionais de modo que permita o animal expressar todo seu potencial de produção.  

Além disso, a alimentação do rebanho tem relevância significativa nos custos de uma propriedade leiteira. Aproximadamente metade dos gastos são relacionados a alimentação e, tendo em vista este destaque, há a necessidade de gerir de forma eficiente tudo que engloba a alimentação com a finalidade de melhorar a rentabilidade da produção.

Continua depois da publicidade

Tendo ciência da dimensão da importância dos alimentos na produção de leite, Milton Lima, Zootecnista e professor na Universidade Federal de Goiás, discutiu sobre os conceitos de nutrição e produção de alimentos e sua relação com rentabilidade em sua palestra no Feras da Rentabilidade que aconteceu na última segunda-feira (28/03).

Em sua palestra, Milton abordou os conceitos de alimentação e rentabilidade e correlacionou a importância destes na produção.

A produção de forragem foi citada pelo professor que comentou a importância e suas variadas possibilidades dentro da extensão territorial do país ressaltando as alternativas existentes dentro de cada realidade. “A forragem é a base da produção de leite, é muito difícil uma propriedade leiteira se sair bem se ela tem problemas na produção de forragem. A escolha do tipo e da modalidade de uso – silagem, pastejo, corte direto – vai ser definida de acordo com a realidade de cada propriedade e esta escolha vai influenciar no custo dessa produção e, de alguma maneira, influenciar a rentabilidade da produção leiteira como um todo”, destacou.
 

Imagem 1. Pirâmide alimentar destacando importância da forragem. 

Figura 1
Fonte: Palestra Prof. Milton Lima - Feras da Rentabilidade
 

Quanto a rentabilidade, Milton definiu que o conceito desta é baseado no percentual de remuneração obtido a partir da quantia investida. A nutrição influencia na produção de leite e é determinada pela produção de alimentos dentro da fazenda ou ausência dela, alterando as entradas e saídas financeiras. 

Além de saber os conceitos, saber aplica-los de forma proveitosa é essencial para o sucesso na produção. Milton destacou que fazendas que aplicam de forma eficiente os conceitos e realizam de forma adequada o planejamento da alimentação do rebanho sentem reflexos positivos na produção e, consequentemente, na rentabilidade. "A produtividade de leite é mais elevada em fazendas mais eficientes, reforçando a importância de ter uma base de sustentação de alimentos dentro da propriedade", destacou ele. 

Planejar a alimentação não é simples mas é essencial para o sucesso da produção. O planejamento começa muito antes do plantio, quando é escolhido a semente e realizado o preparo do solo, e vai muito além da colheita, pois sem um bom armazenamento e boa distribuição do nutriente, todo o trabalho é perdido. Milton destacou em sua palestra que para ser um bom produtor é necessário ser um bom agricultor, ressaltando a importância de planejar e dimensionar a necessidade de alimento do seu rebanho e produzir o suficiente - e com sobras - para os animais poderem expressar o seu melhor potencial. 

Continua depois da publicidade

Além de plantio, colheita e conservação do alimento, saber otimizar o pastejo dos animais também é uma forma de melhorar a eficiência e rentabilidade nas propriedades leiteiras. Milton trouxe em sua palestra alguns dados de experimentos que ressaltam a importância de um manejo correto dos animais para entrada e saída das pastagens de acordo com altura de pasto. "Num experimento prático, a alteração do período fixo de descanso para altura fixa para determinar a entrada no pasto trouxe resultados significativos na produção e reflete mais uma vez a importância da tomada de decisão correta a respeito do manejo adequado propriedade", comentou ele.

Figura 2
Fonte: Palestra Prof. Milton Lima - Feras da Rentabilidade

Definir os conceitos e alinhar colaboradores para realizar o trabalho de forma que os índices tragam dados eficientes e que auxiliem a rentabilidade é de extrema importância para o sucesso da produção e melhora no retorno de investimentos.

A produção de alimentos tem um peso grande nos custos de uma propriedade leiteira e otimizar processos, trabalhar de forma eficiente, acompanhar índices e indicadores pode fazer uma grande diferença na rentabilidade final da sua propriedade. 

Agora, se você ficou interessado e quer saber mais sobre como alinhar os conceitos e colocar em prática ações que vão ajudar sua produção ser mais rentável, saiba que você pode conferir a palestra do Milton completa!!! 

Ainda dá tempo de inscrever e conferir todo o conteúdo. As palestras ficam disponíveis por 30 dias na plataforma do evento e ainda temos mais 3 encontros semanais online. Você com certeza vai aproveitar muito as informações quentinhas que estão rolando no evento. 

Então, não perca mais tempo, clique aqui, confira a programação e se inscrevaVamos nessa?

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Material escrito por:

Stephanie Gonsales

Stephanie Gonsales

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Responsável pela Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?