Conab comprará de pequenos produtores mineiros
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A verba foi destinada ao Estado após visita de técnicos do órgão, em outubro e novembro do ano passado, em 15 roteiros diferentes, passando por 106 assentamentos de Goiás, 39 em Minas e um no Distrito Federal. Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário revelam que a agricultura familiar é responsável por 87,3% de todos os 17,9 milhões postos de trabalhos registrados nas fazendas brasileiras.
As visitas aos assentamentos mineiros mostraram um pouco da realidade vivida pelos pequenos agricultores. Conforme relatou o técnico de operações da Conab, Luiz Eduardo Dumont, que participou das viagens, um dos pontos mais marcantes foi a desigualdade entre as fazendas. "Vários fatores influenciam neste cenário, como a política de acesso ao crédito e comercialização dos produtos", relata.
Outra constatação do técnico foi quanto à necessidade de valorização da agricultura familiar pelos governos e pela sociedade. Os dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário reunidos pelo profissional ilustram um pouco desse raciocínio. Atualmente, as pequenas propriedades são responsáveis por 60% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros. Também são esses produtores que cultivam 70% de todo o feijão, 84% da mandioca, 62,3% da carne bovina, 58% dos suínos, 54% do leite, 49% do milho e 40% de aves e ovos.
As estatísticas apontam ainda que, de cada dez trabalhadores rurais, oito estão nas pequenas fazendas e são responsáveis por 40% do valor bruto da produção agrícola: cerca de R$ 57 bilhões. Das 4,9 milhões de propriedades rurais, 4,1 milhões são de grupos menores, o que representa 84%.
O CPR Alimento é apenas uma das quatro linhas de trabalho lançadas pelo governo federal no ano passado para fomentar a agricultura familiar. Além desse programa, estão disponíveis o Compra Direta, por meio do qual a Conab garante o preço de mercado aos produtores, o Contrato de Garantia - incentivo ao plantio com pagamento do preço de mercado - e Compra Antecipada Especial, que destina os alimentos a instituições de caridade. Todos estes instrumentos têm como base o subsídio de parte da produção de milho, arroz, feijão e mandioca (farinha) dos pequenos produtores.
Fonte: Jornal Correio/Uberlândia (Gustavo Moreira), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.