Como fazer do leite um bom negócio?

Por mais difícil que possa parecer, é possível fazer do leite um negócio rentável. A questão é: como? Saiba aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Há quem diga que o leite não é um bom negócio. Outros dizem que prova disso são os produtores que abandonam a atividade. Realmente, a produção leiteira enfrenta dificuldades rotineiras, que muitas vezes não estão no alcance dos produtores: dinâmicas de mercado, preço do leite e custos de produção. 

Mas, se o leite não é bom negócio, o que explica a existência até hoje dessa atividade milenar? Por que o Brasil é um dos principais produtores mundiais de leite?  Por que existem produtores e propriedades de sucesso? O que os diferenciam dos demais?    

Por mais difícil que possa parecer, é possível fazer do leite um negócio rentável. A questão é: como?

Certamente, os negócios leiteiros bem-sucedidos entenderam que precisa haver uma mudança de foco. É preciso agir em pontos estratégicos dentro das propriedades em busca de saúde financeira para a atividade. 

Continua depois da publicidade

Conceitos como taxa de concepção, produção/vaca, produção por área e estoque de capital são exemplos de índices econômicos e de produtividade técnica que impactam diretamente a rentabilidade das propriedades.  

Continua depois da publicidade

Outros pontos-chave são a reprodução e os aspectos genéticos, que vão muito além de garantir o futuro dos animais da fazenda. Como estabelecer estratégias reprodutivas que geram resultados superiores para a propriedade? Como adequar a genética ao sistema de produção e ao manejo?  

A alimentação dos animais é imprescindível para um negócio sustentável, uma vez que representa a maior parte dos custos de produção nas fazendas de leite. Como adequar estrategicamente a dieta das vacas aliando rentabilidade, produtividade e qualidade?  

Especificamente sobre a qualidade do leite, qual o seu impacto nas margens de lucro? Quanto custa uma mastite? Quanto custa um animal descartado? Como reduzir gastos com medicamentos para o rebanho?  

Neste cenário, por que apostar no bem-estar animal? Como quantificar o retorno financeiro de aplicar medidas de conforto e bem-estar? O quanto isso reflete na rentabilidade do produtor?  

E as bezerras e novilhas? Quanto os cuidados adequados (ou inadequados) refletem na rentabilidade futura da propriedade? Como manejar de forma eficiente a reposição da fazenda?  

Se existem variáveis que impactam o lucro fora da porteira, existem muitas outras dentro. É justamente sobre elas que o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade abordará, com especialistas do setor leiteiro do país e com produtores de leite de sucesso.  

Em seis encontros online semanais, nos dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, o Feras da Rentabilidade levará informações e conteúdo de qualidade para fazer do leite um bom negócio. Quer participar? Confira mais detalhes sobre o evento e faça a sua inscrição. Tenha uma atividade rentável, seja um Fera na Rentabilidade!  

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?