Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Como as vacas se comportam em diferentes sistemas de alojamento?

Os efeitos do sistema de alojamento são raramente levados em consideração nos estudos sobre vacas leiteiras. Saiba como as vacas lidam com lugares diferentes.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 06/04/2022 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Embora os estudos tenham examinado os efeitos de vários fatores ambientais no desempenho das vacas, raramente os efeitos do tipo de galpão e das instalações foram levados em consideração.

A seguir, uma revisão dos efeitos do design do galpão e do microclima nas necessidades nutricionais, fertilidade, produção de leite, imunidade e condição corporal das vacas.

Foi realizado um estudo para comparar a utilização da ração e a produção de leite de vacas mantidas com contenção ou livres.

Os requisitos de manutenção foram de 5 a 10% menores em galpões com contenção do que em galpões onde as vacas ficam soltas, provavelmente devido à quantidade reduzida de movimento das vacas sob o sistema com contenção. Como resultado, a produção de leite foi melhor nos galpões com contenção em comparação com o alojamento solto (20,2 kg vs. 17,7 kg), uma vez que a maior parte da ração é utilizada neste caso para fins produtivos.

Figura 1

A incidência dos distúrbios mais frequentes é mostrada na Tabela 1. A partir desses resultados, parece que as vacas em galpões com contenção têm mastite mais frequente, mas distúrbios de casco e alterações de pele menos frequentes do que vacas em alojamento solto.

Além disso, um alto grau de sujidade das patas traseiras e do úbere foi encontrado no sistema de alojamento solto, provavelmente devido ao aumento da umidade do piso e à falta de rotinas diárias de limpeza das vacas.

Continua depois da publicidade Agroceres

Deve-se notar, porém, que os fatores que tornam as vacas suscetíveis a diferentes distúrbios e condições corporais não são específicos para os tipos de galpões. A incidência mínima dentro de um determinado tipo de alojamento pode ser alcançada com densidade de lotação correta e programas adequados de saúde e biossegurança.

Tabela 1 – Incidência de problemas de saúde (%) em vacas mantidas em diferentes tipos de galpões

Figura 2

Pisos

Um estudo descobriu que cobrir os pisos de galpões sem contenção com folhas de borracha macia que imitam o solo do pasto ajuda a obter as seguintes vantagens em comparação com pisos de concreto sólido:

  1. Os animais tendem a estagnar e relaxar no chão macio por até 14 horas por dia. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea no úbere e, portanto, aumenta a produção de leite.
     
  2. O solo macio ajuda a aumentar a eficiência da detecção do cio, aumentando as taxas de monta; em pisos duros, esses índices são menores devido ao medo de escorregar.
     
  3. A persistência da lactação (taxa de declínio da lactação após atingir o pico de produção de leite) foi melhor para o piso ripado ou de borracha (-0,86) em comparação com o piso de concreto (-0,97).
     
  4. Os pisos macios permitem o movimento irrestrito dos animais dentro do galpão. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea no tecido vivo dos cascos, proporcionando mais proteção aos cascos e aumentando a capacidade de suas bordas externas de suportar a maior parte do peso do animal enquanto caminha.
     

Resfriamento

Estudos sobre resfriamento mostraram um aumento de 9,4% na produção de leite e de 11 a 20% na fertilidade. No entanto, os benefícios do aumento da produção de leite e da fertilidade não foram, em muitos casos, suficientes para compensar as despesas de operação da unidade.

Nebulizadores e aspersores também podem ser usados para aumentar a perda de calor por evaporação. Os resultados com essas estruturas mostraram um aumento no desempenho animal. No entanto, houve muitos casos de distúrbios nos pés e moscas excessivas quando os nebulizadores foram usados.

Sprinklers são estruturas sofisticadas e cuidados intensivos devem ser tomados ao usá-los. Se o fluxo de água for bloqueado por qualquer motivo, os animais podem não se acostumar novamente ao ambiente e muitos problemas podem surgir. Se o sistema for automatizado, custos acrescidos seriam adicionados a essas desvantagens.
 

Ventilação

Normalmente, uma vaca leiteira madura exala 4 a 5 galões (15 a 19 litros) de água por dia como vapor de água e produz 600 a 700 watts de calor. Os sistemas de ventilação removem continuamente o calor, a umidade e os odores criados pelo gado e reabastecem o suprimento de oxigênio trazendo ar externo mais seco e frio.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

A troca de ar adequada também remove gases como amônia, sulfeto de hidrogênio e metano, que podem ser prejudiciais à saúde do animal e do operador. Os galpões naturalmente ventilados devem ter aberturas suficientes e adequadamente localizadas que possam ser ajustadas para aproveitar os efeitos da flutuabilidade, bem como as forças e a direção do vento.

A ventilação mecânica também pode ser adotada para esses fins, mas em muitos casos, não foram encontradas diferenças na produção de leite ou na persistência da lactação entre os galpões com ventilação natural ou mecânica.
 

Instalações de alimentação

A competição entre o gado leiteiro por espaço de alimentação pode causar estresse, perdas de produção e problemas de saúde. O fornecimento de um espaço de alimentação adequado (70–75 cm por vaca) pode ajudar a aliviar esses problemas. Além disso, a superfície do cocho de alimentação precisa ser fácil de limpar e manter limpa.

Deve-se notar que a silagem é uma alimentação ácida e corroerá as superfícies do cocho de concreto simples. Superfícies como azulejo, poli, aço inoxidável e até alguns aditivos de concreto são resistentes ao ácido e manterão a superfície do cocho lisa após anos de uso.

A barreira da ração, que pode ser um poste e um trilho, deve permitir que as vacas tenham fácil acesso à ração à sua frente. As vacas podem exercer 225 kg de pressão contra a barreira para alcançar o alimento, enquanto apenas 100 kg de pressão podem causar danos nos tecidos do pescoço e dos ombros. O trilho precisa ser alto o suficiente para que os animais alcancem facilmente sua alimentação. Esta altura é frequentemente fixada em 120 cm acima das patas dianteiras das vacas e 10 a 20 cm à frente do meio-fio do alimento.
 

Controle de ruído

O gado pode tolerar níveis moderados de ruído e pode se adaptar facilmente a um nível de intensidade de 60-90 dB. Acima deste nível, porém, os animais são severamente afetados em termos de ingestão de ração, processos metabólicos, sistema endócrino, reprodução, lactação e imunidade.

Tais problemas podem ser atenuados com a instalação de defletores de som ou ressonadores ou por outros meios recomendados por um especialista em acústica qualificado. Isso é particularmente importante nos casos em que a fazenda está localizada em uma área com sobrevoo de aeronaves ou onde geradores de energia são usados para proteção contra falhas de eletricidade.

As informações são do Dairy Global, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?