O Comitê pela implantação e fiscalização das Normas de Ordenhadeiras e Tanques para Refrigeração do Leite, acompanhado do Presidente do CBQL, João W. Durr e José Augusto Horst da APCBRH, reuniu-se no dia dezessete de maio em Brasília com o Secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel e também com a Chefia do DILEI-Depto de Inspeção de Leite, Sra. Priscilla Rangel.
O Comitê de Equipamentos levou sugestões para a implementação efetiva dos RTs e também registrou as principais preocupações das empresas em relação a fatos perniciosos que vem ocorrendo no mercado de equipamentos.
Entre as principais preocupações do Comitê estão: a falta de um órgão certificador, falta de fiscalização das Normas, marketing inescrupuloso, a utilização do nome do MAPA como aval de qualidade e/ou conformidade com a Norma e a informalidade.
Segundo Carlos Alberto D. F. Machado, coordenador do comitê de equipamentos/CBQL, a definição do Inmetro como órgão responsável pelos testes e certificação dos equipamentos, traz algumas restrições aos produtos que não atendam as normas, como: impedimento de acesso a todas as linhas de crédito oficiais, impedimento de participação nos eventos agropecuários do calendário oficial, impedimento de acesso a quaisquer tipos de incentivos fiscais, impedimento de participação em licitações municipais, estaduais e/ou federais. Além disso, o fato de tornar pública a lista das empresas de equipamentos de ordenha que obtiverem laudo positivo de conformidade, trará restrições para as empresas que não obtiveram laudo positivo.
"Consideramos o encontro positivo, não só pela forma com que o Sr. Secretário recebeu nossas sugestões e demonstrou entender nossas preocupações, mas principalmente pela disposição demonstrada em levar o assunto adiante", afirma Machado. Segundo ele, a reunião renovou o ânimo e as expectativas em relação às perspectivas para a fiscalização das Normas.
Machado salienta que o "Sr. Gabriel Alves Maciel ainda fez questão de ressaltar a importância do trabalho que o Comitê e o CBQL vêm realizando para a qualificação da cadeia produtiva do leite, bem como, manifestou desejo de que esta parceria Comitê/CBQL/SDA seja fortalecida". Maciel afirmou que vai analisar minuciosamente a situação, mostrou clara disposição para a busca da solução e comprometeu-se em passar uma posição no menor tempo possível.
"Esperamos que a boa vontade do Secretário Dr. Gabriel Alves Maciel se traduza na concretização deste marco", ressalta Machado.
Fonte: Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, adaptado por Equipe MilkPoint
Comitê luta por normas de fiscalização de ordenhas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.