A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove amanhã audiência pública sobre o Projeto de Lei 1142/03, que amplia a competência dos municípios na fiscalização dos produtos de origem animal. O debate foi solicitado pelo relator da proposta, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR).
Atualmente, um produto inspecionado por autoridade municipal só mantém essa característica em outra cidade se tiver passado por inspeção federal. O projeto, do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), dispensa a necessidade da inspeção federal no caso de comércio intermunicipal.
Para Perondi, a atual legislação dificulta o registro de pequenas agroindústrias e incentiva a produção e a comercialização clandestina dos produtos.
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
Debatedores
Foram convidados para a audiência:
- o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto;
- o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel;
- o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel;
- o presidente da União Brasileira de Avicultura, Zoé Silveira d'Avila;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Frango, Cláudio Martins.
A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 6
Fonte: Agência Câmara, adaptado por Equipe MilkPoint
Comissão debate fiscalização de produtos de origem animal
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CELSO WALTER COSTA BARROS
MACEIO - ALAGOAS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 13/09/2005
Para quem conhece a estrutura de poder municipal, em que a opinião de um vereador ou de um cabo eleitoral vale mais que a de qualquer especialista em fiscalização sanitária; não obstante, os critérios de contratação de pessoal e os baixos salários pagos aos funcionários (por exemplo: médico veterinário R$ 380,00 - trezentos e oitenta reais); a disponibilidade de cargos de confiança (para complementar a renda dos subservientes) e "os concursos" fraudulentos.... imaginem a quem autoridades estão entregando a responsabilidade de chancelar alimentos.... Faço uma comparaçãozinha... Vejam uma guarda municipal (a seleção, a capacidade intelectual e etc. Agora comparem com a Polícia Federal. Vejam só a concorrência e os salários. E a confiança da população?).
Esses políticos, com tanta credibilidade - vejam as pesquisas de opinião pública: em que as pessoas confiam menos? - querem transferir confiança.... dessa maneira. Pasmem!!!
Esses políticos, com tanta credibilidade - vejam as pesquisas de opinião pública: em que as pessoas confiam menos? - querem transferir confiança.... dessa maneira. Pasmem!!!