China: Rápido crescimento no mercado de lácteos aumenta receita de empresas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Com vendas crescentes, a Yili registrou lucro total de 248 milhões de yuan (US$ 30 milhões), um aumento de 52,22% com relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido da companhia nos primeiros seis meses do ano foi de 153 milhões de yuan (US$ 18,5 milhões), representando um ganho por ação de 0,39 yuan (4,71 centavos de dólar). O lucro líquido foi 33,98% maior do que os 114 milhões de yuan (US$ 13,79 milhões) do mesmo período de 2003.
O crescimento foi atribuído à expansão nos canais de vendas, desenvolvimento de novos produtos, mais consumidores, crescimento nas vendas totais e aumento nas vendas de produtos de alto valor agregado, segundo informou a companhia chinesa.
Entre seus principais negócios, as vendas dos produtos de leite fluido totalizaram 2,8 bilhões de yuan (US$ 338,71 milhões), 62% a mais do que no mesmo período do ano passado. As vendas de sorvetes foram de 820 milhões de yuan (US$ 99,19 milhões), 11% a mais que em 2003. As vendas de leite em pó e outros produtos lácteos relacionados foram de mais de 535 milhões de yuan (US$ 64,71 milhões), 11% a mais do que no período de janeiro a junho de 2003.
"A companhia continuará mantendo seu foco no mercado doméstico, fortalecendo sua competitividade e construindo a imagem de suas marcas, para atingir seus objetivos estratégicos", disse a companhia.
A Yili determinou uma meta ambiciosa em longo prazo: a companhia planeja ser a marca número um de leite na China até o ano de 2005, com vendas anuais excedendo 10 bilhões de yuan (US$ 1,2 bilhão). A empresa também quer ser um dos 20 maiores produtores de leite do mundo até 2012, com vendas anuais no valor de US$ 3 bilhões. Para atingir sua meta, a companhia quer manter seu crescimento de 50% durante os próximos anos.
O crescimento da companhia durante a primeira metade do ano desacelerou comparado com o ano passado. As vendas da Yili cresceram em 57,09% em 2003.
"A crescente competição no mercado doméstico significa que todas as empresas lácteas cresceram menos neste ano", disse o analista da indústria da Huaxia Securities, Zheng Qi. "A companhia deverá ser capaz de manter um crescimento estável na segunda metade deste ano, com seu bom fornecimento de leite, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento dos canais de distribuição".
No entanto, existem alguns problemas que exigem atenção. De acordo com o relatório da Yili, seus custos operacionais cresceram 46,83% de janeiro a junho, graças à forte competição no mercado, ao aumento dos custos com logística e aos gastos com transporte e publicidade.
Em 26/08/04 - 1 Yuan Chinês = US$0,12097
8,2666 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: News.xinhuanet.com, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.