China propõe sistema de identificação de leite fresco
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O sistema é tem como objetivo promover o leite fresco e capacitar os produtores de leite a vender seus produtos a preços maiores. O sistema será lançado nas principais cidades chinesas, como Beijing e Xangai, e, então, gradualmente, estendido para o restante do país.
O sistema também ajudará a proteger o mercado de leite fresco. O especialista sênior da DAC, Dou Ming, disse que alguns produtores vendem leite em pó como leite fresco. O leite em pó tende a ser de 15% a 20% mais barato do que o leite fresco.
"É injusto que o leite UHT, o leite em pó e o leite fresco sejam vendidos todos com o mesmo preço. O sistema permitirá que melhores produtos tenham melhores preços e ajudará a manter o direito do consumidor de saber", diz Ming.
No entanto, a DAC deverá enfrentar uma forte resistência dos principais produtores de leite, de outras associações industriais e alguns departamentos governamentais. Os produtores de leite UHT acreditam que o esquema de identificação do leite fresco reduzirá muito o preço de seus produtos.
A Associação da Indústria de Lácteos da China (CDIA), que representa as grandes produtoras de leite, também se colocou contra o esquema. A associação acredita que o rótulo de leite fresco não tem fundamento científico, uma vez que o leite fresco é, na verdade, pasteurizado. A entidade argumenta que a pasteurização e o tratamento UHT são somente duas formas diferentes de processar o leite.
A indústria de lácteos é uma das de mais rápido crescimento da China. O consumo de leite é relativamente baixo no país mais populoso do mundo atualmente, em torno de 8 litros por pessoa, comparado com 30 litros em alguns locais da Ásia, mas a expectativa é de que este consumo aumente rapidamente.
No ano passado, o valor da produção atingiu 50,9 bilhões de Yuan chinês (US$ 6,15 bilhões), ou seja, 35% a mais do que no ano anterior. Uma série de importantes processadores emergiu como gigantes industriais na China. Multinacionais como a neozelandesa Fonterra estão trabalhando para entrar neste mercado. O grupo neozelandês fez uma joint venture com a companhia de lácteos Sanlu, importante participante do mercado.
"Um dos direcionadores aqui são as políticas do Governo para estimular o consumo de leite e não somente devido aos benefícios para a saúde", disse o diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier. "Sua visão é de que uma maior demanda por leite gerará riqueza aos produtores de leite locais. A maior demanda está sendo ativamente promovida através de programas, como subsídios agrícolas, leite nas escolas, com uma meta de aumento do consumo de 18 quilos em 2010 para 41 quilos em 2030", disse ele.
Para os produtores de leite da China essas notícias são controversas. O crescente consumo significa maior prosperidade, mas se não há terra arável suficiente para satisfazer os aumentos projetados, o que é provável, haverá a necessidade de importação de mais leite.
Em 21/10/04 - 1 Yuan Chinês =US$ 0,12097
8,26650 Yuan Chinês =US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
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