China: mercado de leite em pó apresenta expansão
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O governo chinês tem reforçado a supervisão da produção e venda de produtos lácteos, após o escândalo do leite adulterado ocorrido em Fuyang, na Província de Anhui. Investigações descobriram que mais de cem fábricas produziam leite em pó falsificado, composto principalmente por água e amido. Treze bebês morreram e cerca de 200 crianças ficaram mal nutridas e desenvolveram uma doença apelidada pela população da cidade de "mal da cabeça grande".
Segundo o jornal China Daily, a China irá punir cerca de 97 funcionários do governo por se omitirem do caso de falsificação.
Apesar de haver muita competição no mercado chinês, faltam produtos com preços baixos. Especialistas em alimentos afirmam que fabricantes devem produzir leite em pó com preços diferentes, para cobrir as diferentes camadas sociais.
A empresa Wyeth, por exemplo, que tinha como alvo somente consumidores com renda elevada, anunciou recentemente que, com o uso de embalagens de papel ao invés de latas, conseguiu reduzir o preço do leite infantil entre 20% e 25%.
Leite fermentado
A China apresentou também um rápido crescimento na produção de leite fermentado, que teve início na década de oitenta. De acordo com estatísticas divulgadas pela China Dairy Products Industry Association, a produção anual de leite fermentado atingiu o volume de 42 mil toneladas.
Em 04/11/04 - 1 Yuan Chinês = US$ 0,12097
8,2665 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: China Internet Information Center, Yahoo News e BBC News, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.