China: indústria perde confiança dos consumidores

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A confiança do público na indústria de lácteos da China está menor do que nunca devido aos recentes incidentes incluindo um que levou uma criança à morte, de acordo com uma pesquisa recente.

A pesquisa online, feita pelo site sina.com, mostrou que 80,5% dos quase 200 mil internautas disseram que não comprariam mais produtos da Bright Dairy apesar de 72,9% terem dito já terem confiado na marca.

A confiança dos chineses foi abalada por recentes incidentes ocorridos com produtos lácteos em várias partes do país, incluindo o re-processamento de leite com prazo de validade expirado e o episódio ocorrido no mês passado com uma fórmula láctea da Nestlé, que foi encontrada com excesso de iodo. No ano passado, a indústria ficou chocada quando bebês ficaram doentes ao consumirem leite sem valor nutricional feito em Fuyang, na Província de Anhui, Leste da China.

Além disso, foi divulgada no país uma reportagem feita por um "membro de dentro da indústria" não identificado que disse que a reciclagem de leite expirado é norma na indústria de lácteos doméstica e que mais de 90% do leite fresco da China já tinha sido contaminado antes de entrar no processamento.

"Tudo isso afetou a confiança pública e prejudicará uma crescente, mas frágil indústria", disse o analista da Beijing Orient Agri Business Consultancy, Chen Yu.

A indústria de lácteos da China teve um crescimento de duplo dígito entre 1998 e 2003, mas o crescimento foi somente de 1,2% no ano passado. As companhias de lácteos chinesas deveriam aprender com os escândalos e fortalecer suas disciplinas, garantindo a qualidade e a segurança de seus produtos para fornecer um desenvolvimento sustentável e saudável, disse ele.

Os problemas com a Bright Dairy ocorreram devido a uma falha administrativa durante sua rápida expansão através de fusões e aquisições, disse ele. A companhia comprou a Zhengzhou Shanmeng Dairy em dezembro de 2003, mas não administrou e inspecionou de forma rígida a fábrica.

Atualmente, a China tem mais de 1,6 mil companhias de lácteos e 90% a 95% delas são pequenas ou médias empresas. Uma série de fusões e aquisições é esperada na reestruturação da indústria.

Os testes diários também deverão ser reforçados durante o processo de produção, disse Yu. "O padrão de testes da Nestlé é muito mais rígido do que o de qualquer outra companhia chinesa de lácteos, enquanto a alimentação das vacas por famílias individuais aumenta a dificuldade dos testes". Além disso, o teor de iodo não é um item atualmente importante de teste.

Depois do que aconteceu, a Nestlé resolveu aumentar a freqüência dos testes de iodo em todos os produtos finais para garantir que estes estão cumprindo totalmente com os padrões nacionais. A empresa também introduzirá testes diários no leite fresco antes do processo de produção, disse o gerente de relações públicas da Nestlé, He Tong.

Para evitar problemas similares, autoridades da indústria também estão corrigindo os padrões de qualidade para leite cru, adicionando alguns outros testes, disse Yu.

"Outra lição importante para as companhias de lácteos é a de como administrar as posses de marcas e como lidar com problemas", disse Yu. As companhias chinesas não têm um forte conhecimento sobre o gerenciamento de marcas. Elas não têm idéias de como manter ou construir um valor para as marcas. Leva um bom tempo para estabelecer uma marca, mas esta pode ser facilmente destruída, da noite para o dia.

"A ampla disseminação de problemas também mostra que as companhias, incluindo a Nestlé, não têm capacidade para lidar com crises", disse Yu. Isso porque a gigante suíça respondeu mais de 10 dias depois que o problema surgiu. A empresa prometeu substituir todos os produtos NESLAC Gold 3+ de toda a nação e fazer trocas para os consumidores, mas a demora já tinha causado descontentamento entre os consumidores chineses.

Os diretores da Associação da Indústria de Lácteos da China se reuniram nesta semana para tentar solucionar os problemas, disse o presidente da entidade, Song Kunkang, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Fonte: China Daily, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?