Chile: três maiores laticínios coletam 61% da produção
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Durante os 10 primeiros meses do ano, a multinacional neozelandesa Soprole, a suíça Nestlé e a cooperativa local Colún (Cooperativa Agrícola e Leiteira da União) concentraram 61,1% das recepções totais de leite. A Soprole apresentou um aumento de 6,32% na recepção de leite, passando de 285 milhões de litros para 303 milhões de litros em 2004, mantendo-se, portanto, na primeira posição.
A Nestlé apresentou um aumento de 9,36% até outubro, atingindo o volume de 258,1 milhões de litros de leite, o que equivale a 19,6% do total.
Em terceiro lugar ficou a Colún que, durante este período, reduziu a diferença com a Nestlé em relação ao leite coletado. Enquanto o volume acumulado até outubro de 2003 da Colún era 18 milhões de litros menor do que o da Nestlé, nos 10 primeiros meses de 2004, a diferença ficou em pouco menos de 14 milhões de litros, o que pode ser explicado pelo aumento da demanda derivado de sua nova linha de queijos frescos, iogurtes e outros.
Dentro das 10 primeiras empresas do ranking se destaca a Surlat, cuja recepção aumentou 30% com relação a 2003, alcançando 70,7 milhões de litros, ou 5,4% do total. Esta alta pode ser explicada pelo fato de a companhia ter acoplado mais produtores no ano passado, passando de 95 para 115 em dezembro. Segundo o presidente da firma, Eugen Roth, o faturamento da empresa aumentou de forma similar ao aumento na recepção (cerca de 30% com relação a 2003), impulsionado pelos produtos tradicionais (como leite longa vida e em pó) e pelos mais novos, como iogurtes.
Fonte: Diario Estrategia, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.