Chile: Parmalat teve maior aumento na captação de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Antes mesmo de cumprir um ano nas mãos do grupo Bethia, a Parmalat do Chile começou a mostrar que atravessa uma nova etapa, o que não somente se reflete nas posições que tem retomado nos segmentos de produtos lácteos e leite fermentado, mas também, em seus níveis de captação de leite.

Durante o primeiro trimestre do ano, a empresa mostrou o maior aumento entre as empresas do Chile, passando de 17,6 milhões de litros em 2004 para 25,3 milhões de litros neste ano, o que denota um aumento de 43,5%.

Apesar destes dados somarem a compra da Parmalat e da Calán, o setor leiteiro reconhece que a empresa atravessa uma etapa de recuperação, relacionada com o contrato de compra de leite firmado no ano passado entre o Grupo Bethia e a Fazenda Santa Isabel, que antes era fornecedora da Loncoleche.

A Loncoleche, por sua vez, teve um decréscimo de 5,16% em sua captação de leite, passando de 56,3 milhões de litros até março de 2004 para 53,4 milhões neste ano. Durante os últimos meses, a empresa - pertencente ao Watt's - manteve seu foco na produção de lácteos com maior valor agregado e está reorganizando seu negócio devido ao fato de que a planta de Loncoche será vendida neste ano.

A liderança na captação foi mantida pela Soprole (23,2% do total), cujo plano exportador impulsionou uma alta de quase 11% em sua demanda e o que tem levado a possibilidade de duplicar os recursos destinados com este fim. Inclusive, esta empresa, controlada pela neozelandesa Fonterra, superou o aumento da indústria, que alcançou 6,5%, passando de 401 milhões de litros no ano passado para 427 milhões de litros neste ano.

A Nestlé e a Colún se mantiveram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. No caso da Nestlé, houve aumento de 7,61% com relação ao acumulado até março de 2004, e uma participação de 19,9% sobre o total recebido pela indústria. Já a Colún teve alta de 3,79%, impulsionada pelos maiores níveis de produção de leite de seus sócios e continua se aproximando da Nestlé em participação, fechando o trimestre com 17,98% do total.

Também é destacável o caso da Lácteos Puerto Varas, cuja demanda de leite até março cresceu 40%, passando de 6,1 milhões de litros para 8,6 milhões, graças ao impulso que tem tomado as exportações de queijos.

Fonte: El Diario Financiero (por Karina Ferrando C.), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?