
Os anúncios publicitários fazem parte da campanha desenvolvida pelo Governo do Chile juntamente com produtores e as principais companhias do setor para aumentar o consumo de leite no país e que tem um custo total de 900 milhões de pesos, segundo o presidente da Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Ricardo Michaelis. Este gasto será dividido em partes iguais pelos três setores que patrocinam a campanha.

Porém a promoção, que foi feita pela agência de publicidade Léniz y Romero, não se restringirá somente à televisão. Nos próximos três meses, fotos dos famosos que participam da campanha serão colocadas nas ruas e rodovias do Chile. Além disso, a iniciativa também está preparando outras armas para chegar nas crianças que provavelmente ficarão indiferentes às recomendações de Marlen, Antonella e Rumpy.
Atualmente, a taxa de consumo de leite no Chile está em torno de 125 litros por ano por pessoa - volume inferior aos 170 litros recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "O objetivo é chegar na recomendação em cinco anos", disse Michaelis.
No entanto, para conseguir esta meta, será necessária uma mudança radical na tendência registrada nos últimos anos no Chile. Isso porque, de acordo com informações da Fedeleche, há um ano o consumo chegava a 123 litros per capita por ano, o que significa que o crescimento foi somente de 1,6% nos últimos 12 meses.
Este baixo consumo fica ainda mais evidente quando se compara o Chile com outros países da região, como Argentina e Uruguai, que têm um consumo médio em torno de 180 litros per capita por ano. A diferença é ainda maior com relação aos países desenvolvidos, onde a taxa fica acima de 250 litros per capita por ano.
Porém, apesar de todos os esforços que estão sendo realizados, existe no setor leiteiro do Chile uma consciência de que mudanças de hábitos na população são lentas. "Tudo o que estamos fazendo demorará para dar frutos. Em uns dois ou três anos deveremos notar os efeitos", disse Michaelis. As esperanças estão depositadas no poder de persuasão de Marlen, Antonella e Rumpy.
Outros famosos que participaram da campanha chilena:

Em 07/06/2004 - 1 peso chileno = US$ 0,0016
1 peso chileno = R$ 0,0048 (Fonte: cl.invertia.com)
Fonte: El Mercúrio (Andrés Scherman), adaptado por Equipe MilkPoint