Cepea: preço ao produtor sobe 2% em março
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo os pesquisadores, as cotações foram puxadas pela ligeira queda da oferta em relação a fevereiro e também pelas demandas doméstica e externa. Em março do ano passado, o preço do leite sinalizou recuperação pela primeira vez no ano, em 2005 o aumento já é o segundo consecutivo. A média nacional dos preços pagos ao produtor de leite, segundo o Cepea, foi de R$ 0,5448/litro em março, incremento de 2% sobre fevereiro e de 17,63% em relação ao mesmo período do ano passado, em termos reais, já descontada a inflação medida pelo IGP-DI.
As maiores altas nos preços brutos do leite tipo C foram observadas em Goiás e no Paraná, pouco acima de 3%. Na seqüência, vem São Paulo, com 2,3%. Na média desses três estados, o volume captado em março foi 2,8% menor que em fevereiro. No Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, os preços em março mantiveram-se relativamente estáveis. Na Bahia, ao contrário, as cotações recuaram quase 1% por conta do aumento na captação de 3,25% no estado. No sul baiano, a queda chegou a 2,8%, com o litro (valor bruto) sendo pago a R$ 0,4909/litro na média de março.
Esse aumento, de acordo com a pesquisa, pode ser considerado significativo e tende a motivar novos investimentos na produção. Por outro lado, em médio prazo, o setor nacional dependerá da expansão das vendas externas para absorver o aumento do volume produzido.
Pesquisadores do Cepea destacam que daqui para frente as atenções devem estar voltadas para o ritmo da atividade econômica do país e principalmente para o desempenho das exportações. No curto prazo, será necessário que o volume comercializado no exterior se mantenha. Caso contrário, mesmo na entressafra, pode haver excedente doméstico capaz de reduzir os preços do leite e derivados.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Raquel Massote), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.