ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CCJ aprova alteração nos avisos em alimentos infantis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/04/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania aprovou na quinta-feira passada (2) proposta que altera a advertência impressa em embalagens de produtos alternativos ao leite materno. A comissão analisou a proposta apenas quanto aos seus aspectos de admissibilidade, ou seja, se estava de acordo com a Constituição e com as normas gerais do Direito. A CCJ considerou admissíveis o projeto original - PL 6919/06, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO) - e o substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

A legislação em vigor obriga os fabricantes a inserir no rótulo desse tipo de alimento infantil a seguinte inscrição: "Aviso importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de um ano de idade. O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os dois anos de idade ou mais."

De acordo com o substitutivo, a redação passa a ser: "Aviso importante: O aleitamento materno é insubstituível, evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais". Além dessa alteração, o substitutivo proíbe a atuação de representantes comerciais nas unidades de saúde e limita a distribuição de amostras grátis à época do lançamento de produtos.

Já o projeto original troca a expressão "O Ministério da Saúde adverte" por "O Ministério da Saúde orienta". No entanto, como aquela expressão deixou de ser usada em 2007, para alinhar a legislação brasileira ao Código Internacional de Comercialização de Substitutivos de Leite Materno da Organização Mundial da Saúde (OMS), a proposta foi rejeitada pela Comissão de Seguridade Social e Família.

O projeto tramitava em caráter conclusivo mas, em razão dos pareceres opostos aprovados na Comissão de Seguridade e na Comissão de Agricultura, terá que ser votado em Plenário, que poderá optar entre o texto original ou o substitutivo da Comissão de Agricultura.

As informações são da Agencia Câmara, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint