ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CBCL comemora resultados das exportações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
Para o diretor do departamento econômico da CBCL, Vicente Nogueira, o resultado das exportações em 2005 é digno de comemoração: "a atividade leiteira no Brasil esteve marcada historicamente pelas importações em larga escala. No início do Plano Real, em 1995, os gastos com as compras externas de produtos lácteos superaram a marca de USD 600 milhões", lembra. "Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil teve superávit na balança comercial de lácteos", constata.

Analisando a balança comercial de lácteos mensalmente, de janeiro a junho o resultado foi predominantemente deficitário. De julho a dezembro, porém, houve uma clara mudança de tendência e os superávits mensais foram suficientes para garantir o resultado positivo no acumulado do ano. "Tais dados apontam para um novo cenário, a perspectiva do país ser superavitário no comércio internacional de leite e derivados, com expectativa de geração de novos empregos e renda", afirma Vicente.

Segundo o diretor da CBCL, os números positivos de 2005, apesar do câmbio desfavorável, são resultado de iniciativas profissionais de algumas empresas de laticínios. Ele destaca a criação da Serlac Trading S.A, em maio de 2002. "Das cinco indústrias que compõem a Serlac, três são cooperativas centrais: Itambé, Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (CCL) e Cooperativa Central Agro-Industrial Ltda (Confepar)", comemora.

Outros aspectos de destaque, segundo ele, são a recuperação dos preços internacionais e a aplicação de direitos antidumping sobre as importações desleais de leite em pó provenientes da União Européia e Nova Zelândia, bem como fixação de preço mínimo para o leite em pó oriundo da Argentina e do Uruguai. "Para que o Brasil consolide sua vocação inequívoca de país exportador de leite, é indispensável a prorrogação dessas medidas de defesa comercial", finaliza.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint