Catupiry é caso de sucesso da indústria nacional

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O requeijão Catupiry foi criado em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em Minas Gerais. Em 1949 passou a ser produzido em São Paulo, onde fica sua matriz até hoje. Com mais de 90 anos no mercado, ninguém conseguiu imitá-lo, sendo sua receita tão secreta quanto a da Coca-Cola.

Catupiry, no dicionário internacional de queijos Les Fromages é definido como requeijão do Brasil. A marca não pode ser reproduzida, imitada ou usada em qualquer atividade industrial, comercial ou de serviços, sem que haja uma autorização expressa do Laticínio Catupiry Ltda.

A embalagem do Catupiry sofreu modificações tão sutis ao longo do tempo que passam despercebidas ao consumidor, uma mágica que só marcas muito consolidadas podem se dar o luxo de usar para escapar da armadilha das imagens fugazes, aceleradas e passageiras.

No começo, o Catupiry era consumido puro, com pães torradas e sobremesas. Não demorou muito para que entrasse em receitas de culinária do dia a dia e, depois, na gastronomia. A maior propaganda do produto assim se fez, de receita em receita, passada de uma consumidora para outra. São centenas de pratos que usam o produto das mais variadas formas. A empresa, então, concedeu para alguns fabricantes de congelados e pizzas o direito de imprimir a logomarca do requeijão nos rótulos de suas embalagens.

Vale ressaltar a diferença entre o velho e o antigo: o velho acaba e o antigo ganha valor, uma ligação muito próxima com o consumidor, torna-se tradicional. É assim que o Catupiry caminha para o seu centenário.

Como é feito o produto

Segundo a empresa, os segredos da receita do Catupiry estão no tempo de cozimento, na temperatura mantida durante o processo de fabricação, na dosagem e na alta qualidade dos ingredientes, além de uma perfeita combinação entre um processo industrial com alta tecnologia e o cuidado artesanal no controle de todos os elementos que entram em sua composição.

Fonte: Meio & Mensagem, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?