O requeijão Catupiry foi criado em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em Minas Gerais. Em 1949 passou a ser produzido em São Paulo, onde fica sua matriz até hoje. Com mais de 90 anos no mercado, ninguém conseguiu imitá-lo, sendo sua receita tão secreta quanto a da Coca-Cola.
Catupiry, no dicionário internacional de queijos Les Fromages é definido como requeijão do Brasil. A marca não pode ser reproduzida, imitada ou usada em qualquer atividade industrial, comercial ou de serviços, sem que haja uma autorização expressa do Laticínio Catupiry Ltda.
A embalagem do Catupiry sofreu modificações tão sutis ao longo do tempo que passam despercebidas ao consumidor, uma mágica que só marcas muito consolidadas podem se dar o luxo de usar para escapar da armadilha das imagens fugazes, aceleradas e passageiras.
No começo, o Catupiry era consumido puro, com pães torradas e sobremesas. Não demorou muito para que entrasse em receitas de culinária do dia a dia e, depois, na gastronomia. A maior propaganda do produto assim se fez, de receita em receita, passada de uma consumidora para outra. São centenas de pratos que usam o produto das mais variadas formas. A empresa, então, concedeu para alguns fabricantes de congelados e pizzas o direito de imprimir a logomarca do requeijão nos rótulos de suas embalagens.
Vale ressaltar a diferença entre o velho e o antigo: o velho acaba e o antigo ganha valor, uma ligação muito próxima com o consumidor, torna-se tradicional. É assim que o Catupiry caminha para o seu centenário.
Como é feito o produto
Segundo a empresa, os segredos da receita do Catupiry estão no tempo de cozimento, na temperatura mantida durante o processo de fabricação, na dosagem e na alta qualidade dos ingredientes, além de uma perfeita combinação entre um processo industrial com alta tecnologia e o cuidado artesanal no controle de todos os elementos que entram em sua composição.
Fonte: Meio & Mensagem, adaptado por Equipe MilkPoint
Catupiry é caso de sucesso da indústria nacional
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