ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cartilha destaca ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura para preservar os recursos hídricos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/12/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolveu uma cartilha “Uso racional da água na agricultura”. O material é editado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e tem supervisão técnica do engenheiro agrônomo Mário Ivo Drugowich, especialista no tema conservação do solo.

“Uso racional da água na Agricultura”

Com 35 páginas, o objetivo da publicação é apresentar, de maneira simples, as principais práticas difundidas pela Secretaria para que as ações da agricultura não comprometam a qualidade e a quantidade de água. A cartilha aborda conceitos sobre irrigação, proteção de nascentes com plantio de mata ciliar e tecnologias voltadas à irrigação, que têm o objetivo de reduzir o consumo de água, tornando-o mais eficiente.

Outras medidas, como a conservação do solo também foram abordadas, pois estão intrinsecamente vinculadas à proteção da água. Solos descobertos sofrem erosões provocadas pelas chuvas e estes sedimentos são carreados até os cursos d’água, assoreando córregos, riachos e os rios. Erosões fazem aflorar o lençol freático.

Tudo isso foi tratado de uma forma bastante simples para ser lido por adultos, mas também pela geração mais jovem para que a mesma compreenda desde cedo o valor e a necessidade de se respeitar e conservar o meio ambiente em todas as suas ações diárias. Solo e água representam vida! A presente publicação nos faz lembrar e ter consciência da sua importância.

“Este material precisa ser lido pela equipe de extensão rural e disseminado aos agricultores. Que as experiências relatadas na cartilha sirvam de exemplo para muitos que estão dia a dia nos campos, enfrentando as mudanças climáticas. Que todos cuidem e usem de forma consciente este recurso hídrico e que nos ajudem a realizar um trabalho proativo de cuidar deste bem valioso e finito, que é a água. Estamos fazendo em São Paulo uma agricultura harmônica com o meio ambiente, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, alertou Arnaldo jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A cartilha pode ser acessada aqui.

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint