O Carrefour espera dobrar o movimento nas dez lojas do Big, adquiridas no início do mês do grupo português Sonae. Segundo o diretor de operações da divisão sudeste da rede francesa, Ricardo Venturini, as unidades do Big em São Paulo recebiam de duas mil a quatro mil pessoas por dia, dependendo do ponto. "Queremos ter o dobro deste público", afirmou.
Os ex-hipermercados Big começaram a ser inaugurados esta semana com novo nome. Foram reabertas, já com a bandeira do Carrefour, as lojas do Tucuruvi, Pirituba e Santos. Até o início de julho serão reabertas mais seis e a última, no Morumbi, no fim de setembro. Todos os empregados do Big, cerca de 2,5 mil, serão mantidos.
No comunicado de aquisição das lojas Big, o Carrefour informou que todas estariam funcionando com sua bandeira até fim de junho. Mas os planos mudaram. O grupo francês decidiu reformar toda a loja do Morumbi, quase em frente ao shopping Jardim Sul, que pertencia ao Big, para que seja diferenciada e não concorra com outra unidade do Carrefour na região. Segundo Venturini, nenhuma outra unidade que pertencia ao Big vai concorrer com lojas da rede. "A mais próxima da nossa era a do Big do Morumbi".
A intenção é transformar esta loja num hipermercado com um mix de produtos mais sofisticados voltados ao consumidor classes A e B. Na outra unidade da rede, no Morumbi, o foco é o público B e C. "Nesta nova loja vamos investir principalmente numa oferta maior de alimentos perecíveis, vinhos e produtos importados em geral", contou Venturini. Nas lojas da rede Carrefour a oferta de importados é em torno de 800 itens. Na unidade do Morumbi da Giovanni Gronchi, devem ser oferecidos cerca de 1,5 mil itens.
O Carrefour pagou R$ 317 milhões pela aquisição das lojas do Sonae nos bairros de São Miguel Paulista, Ipiranga, Tatuapé, Pirituba, Casa Verde, Tucuruvi e Morumbi e em Santo André, Guarulhos e Santos. Na Capital, ficou fora da aquisição a unidade de Santo Amaro. De acordo com o Carrefour, não houve interesse por essa loja por sua localização, com acesso complicado.
As dez lojas vendidas pelo Sonae tiveram em 2004 um faturamento de R$ 579 milhões. Com a compra do Big e mais duas lojas recém-inauguradas em Fortaleza e João Pessoa, o Carrefour ficou com 96 hipermercados.
A aquisição foi interpretada pelo mercado como sinal da disposição da rede francesa de responder ao avanço crescente dos concorrentes Pão de Açúcar e Wal-Mart.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Vera Dantas), adaptado por Equipe MilkPoint
Carrefour adquire dez lojas do Big
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.