Captação de leite inspecionado no primeiro semestre foi 3,8% maior que 2003

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com os dados da pesquisa trimestral do leite, compilada e divulgada pelo IBGE, a produção de leite em 2004, até junho, foi 3,76% maior do que o mesmo período de 2003, atingindo 6,91 bilhões de litros. Analisando apenas o segundo trimestre, os valores foram 4,85% superiores ao mesmo período de 2003, mas 9,13% inferiores ao primeiro trimestre. A queda do primeiro para o segundo trimestre, considerando o período de 1997 a 2004, é de 9,23%, portanto a queda está na média dos últimos 8 anos. A tabela 1 traz os dados do primeiro semestre dos últimos 3 anos. Os dados de 2004 são preliminares.

Tabela 1. Captação de leite pelos laticínios, em 1000 litros


Considerando a média dos últimos dois anos para o crescimento do primeiro para o segundo semestre, calculada em 3,9%, o país chegaria ao final do ano com 14,2 bilhões de litros inspecionados.

O gráfico 1 traz a captação mensal de leite inspecionado nos últimos 8 anos, permitindo analisar o comportamento da produção nas diversas safras.


Já o gráfico 2 traz a produção mês a mês, desde janeiro de 2004. Nota-se claramente o movimento ascendente, ocorrendo a uma taxa de 4 milhões de litros mensais, de acordo com análise de regressão linear (coeficiente de correlação de 0,64).


Fonte: MilkPoint, a partir dos dados do IBGE
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?