ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Candidato à Comissão do Codex Alimentarius defende normas para facilitar comércio justo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
A elaboração de normas que reflitam o desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos – decisivas à inocuidade dos produtos – e facilitem o comércio justo, sem barreiras sanitárias. Esta é uma das propostas defendidas pelo coordenador de Assuntos Multilaterais do Departamento de Negociações Não Tarifárias da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Antonio da Costa Junior. Ele é o candidato do Brasil à presidência da Comissão do Codex Alimentarius (CAC).

A eleição ocorrerá durante a 40ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius, prevista para o período de 3 a 7 de julho de 2017, em Genebra (Suíça). O Codex é formado por 187 países e é referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção da saúde do consumidor.

Para Costa Junior, que ocupa atualmente uma vice-presidência da CAC, o Codex precisa ser desmistificado para ser conhecido desde o produtor, passando pelo consumidor, até o exportador, principalmente nos países em desenvolvimento. Reconhecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por sua relevância, o Codex fixa normas e práticas de produção para garantir a oferta de produtos alimentares que não causem problemas de saúde pública.

A candidatura inédita do Brasil ao Codex é uma das prioridades do ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “É uma postura arrojada e positiva, pois o Brasil poderá levar conhecimento e ter acesso às inovações”, diz Costa Junior. Ressalta também a necessidade de o setor produtivo brasileiro valorizar a iniciativa, que, em médio prazo, poderá garantir a abertura de novos mercados consumidores às commodities brasileiras. 

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint