Canadá: Saputo busca mais aquisições

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A maior companhia de lácteos do Canadá, Saputo Inc., está buscando expansão baseada no chamado "excelente" 2005, quando houve aumento nas receitas e lucros.

"Nós não estamos com medo de fazer aquisições", disse o diretor executivo da empresa, Lino Saputo Jr., após a reunião anual da companhia feita na terça-feira. "Nós temos acesso ao capital".

A Saputo tem "três ou quatro possibilidades, algumas menores que outras", mas ele disse que a companhia será muito prudente antes de tomar qualquer atitude. Não foi mencionado nenhum ponto geográfico específico com relação às possibilidades de compras futuras. "Estamos viajando pelo mundo todo - Austrália, Nova Zelândia, China, Europa", disse ele. "Não estamos descartando nenhum lugar".

Esses comentários vieram após a companhia ter anunciado que os lucros no primeiro trimestre caíram 7% para Cdn$ 54,2 milhões (US$ 44,57 milhões), ou 51 centavos (41,94 centavos de dólar) por ação, à medida que a valorização do dólar canadense e algumas rivais prejudicaram as receitas nos EUA durante os três meses terminados em 30 de junho. O período é o primeiro trimestre do ano fiscal de 2006 da companhia.

A Saputo tinha anunciado um lucro de Cdn$ 232,1 milhões (US$ 190,87 milhões) durante o ano fiscal de 2005, comparado com o lucro de Cdn$ 212,4 milhões (US$ 174,67 milhões) no ano anterior.

"Nossa divisão dos EUA mais uma vez neste trimestre teve que enfrentar um ambiente volátil e competitivo. Apesar de o preço por quilo dos queijos ter permanecido forte, a distância entre o preço do leite e o preço de venda dos queijos declinou, afetando, desta forma, negativamente nossas margens". O excesso de capacidade no mercado de commodities de queijos nos EUA reduziu as receitas, apesar de os queijos especiais terem apresentado um bom desempenho.

O faturamento do primeiro quarto totalizou pouco mais de Cdn$ 1 bilhão (US$ 822,37 milhões), um decréscimo de 1,2%.

Saputo Jr. disse que o mercado dos EUA apresenta excelentes oportunidades, tanto de crescimento interno, onde a inovação é um fator chave, como em termos de crescimento através de aquisições.

A companhia anunciou recentemente um investimento de Cdn$ 30 milhões (US$ 24,67 milhões) em sua unidade na Argentina - terceira maior do país, adquirida no final de 2003.

"Nós continuaremos buscando oportunidades em países que provavelmente fornecerão uma plataforma sólida para crescimento de nossa presença na indústria mundial de lácteos, como é o caso da Argentina, nosso primeiro investimento em um mercado localizado fora da América do Norte".

No Canadá, a Saputo agora está se beneficiando da integração de suas divisões de queijos e leite, que ocorreu no ano fiscal de 2005. Saputo Jr. disse que o sucesso da divisão canadense depende de inovação e produtos com valor agregado. Neste ano, a companhia continuará prestando atenção especial à categoria de queijos especiais.

Em 04/08/05 - 1 Dólar Canadense = US$ 0,82237
1,21600 Dólar Canadense = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Canadian Press (por Lia Levesque), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?