Canadá: Gigante do setor de lácteos Saputo quer conquistar mercado internacional de queijos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A gigante do setor de lácteos do Canadá, Saputo Inc., importante no mercado de queijos, tem grandes planos para abocanhar uma pedaço maior do mercado global. A empresa quer se tornar um participante de classe mundial através de aquisições e da expansão de seus negócios existentes na América do Norte - onde é a quinta empresa do setor de lácteos - e Argentina.

"Nosso espaço para crescer no Canadá é mais limitado do que em outros países", disse o diretor executivo da empresa, Lino Saputo Jr. A companhia localizada em Montreal, que teve 65% de seu faturamento de Cdn$ 3,6 bilhões (US$ 2,73 bilhões) no ano fiscal de 2004 no Canadá e o restante principalmente nos Estados Unidos, vende produtos lácteos como leite, queijos e iogurte, e tem uma divisão de panificação. A companhia tem 43 plantas e centros de distribuição e emprega 7,5 mil pessoas.

Como a Saputo já tem 35% do mercado doméstico de queijos e 22% do mercado de leite fluido, está agora de olho nos mercados internacionais. O diretor vê grandes oportunidades nos EUA, onde sua empresa é principalmente um processador de queijos, com cerca de 6% do mercado.

A Saputo fez sua primeira investida fora da América do Norte no último outono, com o acordo de Cdn$ 68 milhões (US$ 51,62 milhões) com a Molfino Hermanos SA - terceira maior processadora de lácteos da Argentina - para ter acesso aos preços mais baratos do que no Canadá ou nos EUA. A aquisição deverá servir como um trampolim para as exportações de queijos à medida que a Saputo se torna mais competitiva nas vendas a consumidores em mercados da América do Sul ao México e Ásia.

Saputo disse que sua companhia poderá fazer até Cdn$ 1 bilhão (US$ 759,24 milhões) em aquisições, mas não comentou sobre as possibilidades de compra da filial argentina da Parmalat. Produtoras de lácteos da Austrália, Nova Zelândia e até da Europa estão entre suas possibilidades.

No Canadá, a estratégia de aumento de seus negócios de lácteos inclui a venda de bebidas lácteas acrescidas de sabor em vending machines nas escolas, após as companhias terem decidido retirar os refrigerantes das escolas de nível básico. "Existe uma grande oportunidade de entrar nos sistemas escolares e em áreas públicas com uma alternativa mais saudável".

A companhia foi fundada em 1954 para produzir mussarela para a comunidade italiana que vivia em Montreal e viu um aumento nas vendas com o boom das pizzas. As principais aquisições incluem a compra da Stella Foods Inc., dos EUA, em 1997, e a aquisição da fabricante de snacks de Quebec, Culinar Inc., em 1999. Em 2001, a Saputo comprou a Dairyworld Foods Inc, de Vancouver.

Em 10/08/04 - 1 Dólar Canadense = US$ 0,75924
1,31710 Dólar Canadense = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: The Globe and Mail (por Shirley Won), adaptada por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?