Os produtores de leite do Canadá ouviram os comentários dos consumidores coletados pela Consumer Interest Alliance Inc. (CIAI), que disseram que a principal razão pela qual consomem queijos é seu valor nutricional. Eles também esperam que a rotulagem dos queijos traga informações mais claras sobre o produto.
"Os consumidores querem melhor rotulagem para serem capazes de fazer escolhas informadas sobre os queijos", disse o presidente do Dairy Farmers of Canada (DFC), Jacques Laforge. "Eles disseram que adoram queijos feitos com leite da maneira tradicional. Entretanto, eles observaram mudanças em alguns de seus queijos favoritos. Eles gostariam de saber de forma mais eficiente quando a composição desses produtos é modificada e se essas mudanças geram impactos em suas características funcionais ou no valor nutritivo".
"Esta é uma preocupação para nós, como produtores, porque trabalhamos duro para produzir leite de alta qualidade para os canadenses. Nós queremos garantir que os consumidores canadenses possam facilmente escolher queijos de alta qualidade, feito com leite de alta qualidade. Nós acreditamos que a melhor forma de fazer isso é com padrões precisos de composição para os queijos canadenses tradicionais".
Esses padrões não impedirão o desenvolvimento de produtos lácteos inovadores, mas, como disse a CIAI, "Esses produtos teriam que enfrentar o mercado por seu próprio mérito e não fazendo-se passar por queijo".
Na última década, os ingredientes usados na fabricação de alguns produtos mudaram, resultando em um impacto no sabor e no valor nutricional de certos queijos.
"Duas fatias de queijo processado, favorito entre as crianças, costumam conter a mesma quantidade de cálcio de um copo de leite. Nem todas as fatias de queijos são criadas mais de forma igual. Algumas contêm menos cálcio e outros nutrientes que aquelas feitas com leite, mas não são necessariamente mais baratas", disse a especialista em nutrição da CIAI e co-autora do relatório, Mary Alton-Mackey.
A observação da lista de ingredientes e das informações nutricionais ajuda os consumidores a fazer escolhas mais bem informadas do que simplesmente confiar nas afirmações dos processadores. O DFC lembra aos consumidores que os queijos feitos com leite e/ou creme de leite, como registrado na lista de ingredientes, ainda é a melhor escolha para o sabor tradicional e os benefícios nutricionais do queijo.
"O Agricultural Policy Framework incorporou a qualidade dos alimentos como um componente importante na "marca Canadá", destacando que os alimentos canadenses estão entre os melhores do gênero", disse Laforge. "Nós certamente queremos garantir que os produtos lácteos estejam e permaneçam entre os melhores do mundo. Este é o motivo pelo qual os produtores de leite apóiam os esforços dos consumidores de esclarecer e reforçar as regulamentações para preservar o bom nome dos produtos lácteos que estão de acordo com os padrões existentes".
Fonte: Newswire.ca, adaptado por Equipe MilkPoint
Canadá: consumidores querem melhor rotulagem e padrões
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.