Canadá: Consumidores pagarão mais por produtos lácteos
Publicado por: MilkPoint
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Esta medida poderá levar alguns consumidores a buscarem produtos alternativos aos lácteos, de acordo com o porta-voz da maior distribuidora de alimentos do Canadá, Loblaw Cos. Ltd., Geoffrey Wilson.
"Este é um aumento de custos sem precedentes. Nós estamos basicamente somente repassando os aumentos que tivemos. Apesar de ter alto valor nutricional, existe uma variedade de produtos alternativos. O consumidor, como sempre, será o juiz final para ver se aceita ou não esse aumento", disse Wilson.
Na segunda-feira, o preço de um recipiente de quatro litros de leite aumentou cerca de Cdn$ 0,30 (US$ 0,24) para Cdn$ 4,59 (US$ 3,70), de Cdn$ 4,29 (US$ 3,46) nas maiores redes varejistas do país, incluindo Loblaws, Real Canadian Superstore, No Frills e Provigo. A expectativa é de aumento nos preços de outros produtos lácteos, como manteiga, queijos e sorvetes.
Essas mudanças foram resultado da decisão da Comissão Canadense de Lácteos tomada em dezembro passado de fornecer um aumento de 7,8% - ou 5 centavos (4,04 centavos de dólar) por litro - para o leite industrial, em parte para tentar equilibrar as perdas geradas pela crise da doença da 'vaca louca'.
Os produtores canadenses viram seus rendimentos reduzirem desde que os Estados Unidos proibiram as importações de carne bovina e bovinos do país após o registro do primeiro caso da doença da 'vaca louca' descoberto no Canadá em maio de 2003. A comissão, que determina os aumentos anuais no setor, considerou que os produtores poderiam obter uma ajuda financeira.
Os consumidores também sentirão os efeitos deste aumento no preço quando forem comer fora de casa, disse a Associação Canadense de Restaurantes e Foodservice, que representa mais de 17,5 mil restaurantes, bares e lanchonetes do país. De acordo com a vice-presidente da Associação, Stephanie Jones, o setor de foodservice compra mais de Cdn$ 2 bilhões (US$ 1,61 bilhão) em produtos lácteos - principalmente leite, iogurte, sorvete e queijos - por ano.
"Os consumidores canadenses sentirão tanto nos restaurantes como no varejo", disse Jones. "Haverá alterações imediatas no preço bem como mudanças adicionais através do ano, mas como e quando isso ocorrerá vai depender da capacidade dos operadores de restaurantes de absorver este aumento e de mudar seus itens do menu, reduzindo os produtos lácteos e buscando alternativas".
A gigante do setor de pizzas do Canadá, Pizza Pizza Ltd., está entre as empresas que serão afetadas com o aumento no preço dos lácteos. "Nós estamos tentando aumentar os produtos que não dependem dos lácteos", disse o vice-presidente de foodservice da companhia, Paul Methot. Entretanto, a empresa usa um grande volume de queijos. No ano passado, a rede gastou mais de Cdn$ 30 milhões (US$ 24,24 milhões) em queijos, aproximadamente 10% de suas vendas totais, e gastará consideravelmente mais neste ano, segundo ele. A companhia está passando por uma situação difícil, já que não pode aumentar os preços de forma a compensar o aumento nos custos por medo de perder clientes. Entretanto, eles serão forçados a fazer um aumento nos preços em breve.
Em 03/02/05 - 1 Dólar Canadense = US$ 0,80821
1,23730 Dólar Canadense = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: The Globe and Mail (por Marina Strauss e Richard Bloom), adaptado por Equipe MilkPoint
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